Rafael Coelho e Vasco: destinos entrelaçados
A relação entre Rafael Coelho e o Vasco só começou oficialmente este ano. Mas ambos traçam o mesmo caminho desde 2008. Naquela temporada, o clube de São Januário foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, assim como o atacante que defendia o Figueirense. Em 2009, a dupla brilhou na Série B. O Vasco levantou a taça e Coelho foi um dos artilheiros da competição. Agora, chegou a hora da afirmação. E o primeiro passo pode ser dado nesta quinta-feira, contra o Macaé, às 19h30m, em São Januário.
Depois de entrar bem contra o Botafogo e dar a assistência para Philippe Coutinho fechar a goleada, Rafael Coelho terá a sua primeira oportunidade como titular na vaga de Dodô, suspenso. Uma vitória sobre o Macaé, lanterna do Grupo B com um ponto, deixará o Vasco ainda mais perto da classificação. Histórias distintas, mas com destinos entrelaçados.
Nunca tinha parado para pensar nisso, mas realmente meu passado recente se confunde com o do Vasco. Espero que seja um bom sinal disse Coelho.
Ainda tímido nas palavras, o atacante sabe a responsabilidade de defender um dos grandes clubes brasileiros pela primeira vez. E por causa disso pediu um tempo maior para se recondicionar fisicamente antes de estrear e colocar seu futebol à prova da exigente torcida vascaína:
Conheço meu corpo e demoro mais para entrar em forma. Ainda posso melhorar, mas já me considero 99% pronto. A responsabilidade é grande e a briga por uma vaga será sadia. Mas sei do meu potencial.
Durante os treinos, Rafael Coelho se destaca pela força física. Nos testes durante a pré-temporada, ele foi o melhor nos testes de velocidade, força e impulsão vertical. Para o fisiologista Daniel Gonçalves, o atacante tem o biotipo do jogador do futuro.
Ele é mais baixo e tem muita massa muscular. Há 20 anos não existiam jogadores com essas características. Nosso maior trabalho é aumentar a resistência para que ele aguente os 90 minutos no mesmo ritmo. Rafael ainda não está 100% e acredito que alcance o ápice em março ou abril explicou.
Até lá, a torcida espera que Coelho transforme sua força em gols. E que seu destino entrelaçado ao do Vasco seja mesmo um sinal de sorte.
Ficha técnica:
Vasco x Macaé - 28/01/2010
Estádio e horário: São Januário, às 19h30
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Transmissão: A Rádio Globo transmite com Édson Mauro. O Premiere também transmite.
Vasco: Fernando Prass, Thiago Martinelli, Fernando Titi e Márcio Careca; Nilton, Leo Gago, Souza e Magno; Philippe Coutinho e Rafael Coelho. Técnico: Vagner Mancini.
Macaé: Lugão; Ricardo, André e Otávio; Thiago Maciel, Gedeil, André Gomes, Diego e Bill; Laio e Leo Santos. Técnico: Toninho Andrade.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...' TOP
- 0 Cenas de Vegetti indignado no banco de reservas viralizam TOP
- 0 Paiva perdeu o vestiário e provocou irritação: os bastidores de sua saída TOP
- 0 Gilmar Ferreira: 'Foi só uma parte do circo de horrores'
- 0 Wellington Campos: Os motivos da demissão de Paiva no Vasco
- 5 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 4 Com decisão do Pedrinho, Rafael Paiva não é mais técnico do Vasco
- 6 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 1 Quem deve ser os integrantes da comissão técnica de Felipe Maestro