Rafael Carioca: "Sou um cara tranquilo, que brinca com todo mundo"
Assim que chegou a São Januário, em janeiro, Rafael Carioca foi visto com certa desconfiança. O jeitão sério, caladão, de um jogador de apenas 20 anos, recém-contratado com status de reforço de peso pela diretoria, fez com que ele fosse taxado de marrento. A fama caiu aos poucos, assim como seu futebol subiu durante a temporada deste ano. Hoje, ele é um dos mais enturmados do elenco vascaíno, um dos mais animados nas tradicionais rodas de bobo:
Eu sou um cara tranquilo, que brinca com todo mundo. Às vezes, as pessoas olham meu rosto sério, mas isso é só por fora mesmo, porque eu gosto de brincar, sou brincalhão.
A frieza dentro das quatro linhas, a formacomo gosta de sair para o jogo, tudo isso mostra bem a segurança que Rafael Carioca sente em relação ao próprio futebol. Essa confiança também pode ser confundida com certa marra, que, neste caso, o jogador não faz questão de negar. No trato com as pessoas, porém, Rafael afirma que já foi vítima de julgamentos que caíram por terra depois que, com o tempo, os outros passaram a conhecê-lo mais a fundo:
As pessoas, antes de conhecer as outras, e eu também sou assim, se não são cumprimentadas já pensam que o outro é marrento, essas coisas. Mas isso é só até conhecermos a pessoa para saber como ela é. Às vezes, achamos que, se brincarmos com o outro, ele pode não gostar.
- SuperVasco