Futebol

Quinteto de campeões brasileiros dominam no início da Série B

A disputa pela liderança na Série B segue o roteiro "esperado" em 2022. Após sete rodadas quase completas, a zona de classificação está sendo comandada pelos clubes de melhor retrospecto histórico no futebol. A Segunda Divisão está com seis times campeões brasileiros, e cinco deles estão dominando a briga pelo G-4.

O maior número de títulos está reunido justamente nas quatro primeiras posições da tabela: Cruzeiro, Sport, Bahia e Vasco. São 11 conquistas somadas pelo quarteto - que ocupa a zona de classificação para a elite nacional.

Na lista de campeões, só o Guarani não está brigando no topo. O Bugre tem apenas uma vitória na competição, está na zona de rebaixamento - em 17º lugar - e passa por um novo processo de reestruturação. A equipe se despediu do técnico Daniel Paulista no início deste mês e está sob a gestão interina de Ben-Hur Moreira, enquanto busca por um novo treinador.

Na liderança da Série B, o Cruzeiro ainda era um mistério no início da temporada - principalmente porque havia dúvidas sobre como o clube se comportaria sob nova administração. A Raposa disputa a Segunda Divisão pelo terceiro ano seguido e agora - sob a gestão de Ronaldo Fenômeno - larga com 76,2% de aproveitamento na competição.

O Vasco conviveu com cenário semelhante, uma vez que está sob nova administração e segue o movimento do Cruzeiro - com a criação da SAF encaminhada. O Cruz-Maltino foi rebaixado em 2020 e disputa a Série B pela segunda vez consecutiva. Neste momento, está com 62% de aproveitamento - em 4º lugar - e ainda não perdeu na competição.

Em segundo e terceiro lugar, Sport e Bahia aparecem como potências regionais e historicamente são candidatos ao topo da tabela. Algo que tem se confirmado neste início de campeonato.

O cenário, entretanto, ainda surpreende. Isso porque o Rubro-negro pernambucano, por exemplo, chegou para o campeonato após uma temporada marcada por erros administrativos, polêmicas públicas e cinco presidentes no comando do clube em 2021.

Agora, o time ainda sofre críticas de desempenho, voltadas principalmente para o técnico Gilmar Dal Pozzo. Mas sustenta a vice-liderança da Série B - com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

"Último" dos campeões na disputa pelo G-4, o Grêmio chegou a estrear na Série B com maior favoritismo. Principalmente por contar com as finanças estabilizadas, diferente dos rivais direitos. Tanto é que o Tricolor conseguiu sustentar uma estrutura de remanescentes da Série A - com a permanência de nomes como Diego Souza, por exemplo.

A equipe de Roger Machado sustenta 55% de aproveitamento - na sexta posição - e estava dentro do G-4 no início da rodada. Só perdeu a posição porque Vasco e Novorizontino venceram na rodada, e o Tricolor ainda não atuou. Agora, tem chances de retomar espaço e acirrar - ainda mais - a disputa.

Fonte: Globo Esporte