Quem manda aqui (Engenhão)?
Botafogo e Vasco fazem hoje, às 18h10min, o primeiro clássico entre ambos disputado no Engenhão.
Se o duelo não deve chamar muito a atenção do público por causa dos importantes jogos do meio de semana pela Copa do Brasil, ele vale como um tira-teimas interessante.
O Fogão se apega ao excelente retrospecto que tem em seu estádio. Mesmo quando ainda não era seu, ganhou o único clássico que o Engenhão sediou, na inauguração: 2 a 1 sobre o Fluminense. Lá, o Botafogo jogou 24 partidas e conquistou nada menos do que 19 vitórias. Foram apenas três derrotas, sofridas em situações completamente distintas: para o Santos, quando Mário Sérgio era o técnico e a equipe vinha da traumática eliminação na SulAmericana; e para Madureira e Boavista este ano, quando Cuca escalou times mistos e o clube estava classificado para as semifinais do Carioca.
– É uma vantagem pequena jogar no Engenhão, mas é uma vantagem.
Treinamos duas vezes esta semana no campo do jogo, você não treina no Maracanã. Isso é bom, você conhece o campo. É nossa casa – disse Cuca.
Mas é bom que o Botafogo abra o olho. O adversário desta noite será um carrasco quando se trata de estréias nos estádios dos rivais. Além do próprio Alvinegro, Flamengo e Fluminense foram derrotados quando enfrentaram o Vasco pela primeira vez dentro de casa.
Na sua estréia na primeira divisão, o Vasco foi campeão carioca e assombrou os grandes times da época.
Em menos de um mês, venceu o Botafogo em General Severiano, o Flamengo na Rua Paissandu e o Fluminense nas Laranjeiras, feito alcançado no longínquo ano de 1923.
Na partida inaugural da Gávea, em 1938, o Flamengo preparou uma grande festa contra o Vasco. O problema é que esqueceram de avisar os visitantes, que saíram da Zona Norte para vencerem por 2 a 0.
Este ano, a tarefa vascaína será mais difícil, já que Antônio Lopes colocará em campo um time todo de reservas. Será que o Botafogo dará fim à seqüência perfeita do rival?
É Fogão!
82 por cento De aproveitamento tem o Botafogo no Engenhão. São só três derrotas. Se cuida, Vasco!
É gigante
4 Vitórias O Vasco conseguiu na sua estréia nos estádios dos rivais. É um verdadeiro carrasco!
- SuperVasco