Mercado

Quem é Benjamín Kuscevic, zagueiro na mira do Vasco

No mercado em busca de reforçar a zaga, o Vasco encontrou outro alvo além de Junior Alonso. Trata-se de Benjamín Kuscevic, do Coritiba. O ge conta mais sobre o zagueiro que entrou no radar do clube carioca. Ele pertence ao Coritiba, com o qual tem contrato até dezembro de 2026.

Kuscevic é chileno, tem 27 anos e chegou ao futebol brasileiro em 2020, contratado pelo Palmeiras. Revelado pela Universidad Católica, ele era considerado uma promessa no Chile e chegou a vestir a camisa da seleção.

O zagueiro passou pela base do Real Madrid em 2014, quando disputou algumas partidas da Liga dos Campeões das divisões inferiores. Teve destaque e até foi chamado pelo técnico Carlo Ancelotti para completar alguns treinos do elenco principal. O clube espanhol, no entanto, não quis investir na compra do atleta, que, em 2015, retornou ao Chile e foi integrado ao time profissional da Universidad Católica.

No clube chileno, ele disputou 96 partidas e marcou dois gols. Pela Universidad Católica, o alvo do Vasco conquistou duas Ligas Chilenas e duas Copas do Chile.

Antes de se transferir para o Palmeiras, Kuscevic teve sua venda encaminhada para o Dínamo Zagreb, da Croácia. Uma lesão no tornozelo direito fez com que o negócio não fosse fechado. Ele passou por uma cirurgia em março de 2020 e chegou ao clube paulista oito meses depois.

Na época, ele chegou a ser cogitado no Atlético-MG, então treinado por Jorge Sampaoli, que conhece bem Kuscevic. Mas o Galo preferiu fechar com Junior Alonso, outro que interessa ao Vasco.

Ele atuou em 45 jogos pelo Palmeiras. Neste período, conquistou Copa do Brasil (2020), Libertadores (2020 e 2021), Campeonato Paulista (2022), Recopa Sul-Americana (2022), Brasileirão (2022) e Supercopa do Brasil (2023).

Em fevereiro deste ano, o zagueiro chileno foi anunciado pelo Coritiba. O clube alviverde detinha 50% dos direitos de Kuscevic e vendeu 25% para o Coxa, que adquiriu outros 25% junto à Universidad Católica. Após 32 jogos e dois gols, ele pode estar de saída do clube paranaense.

Kuscevic tem um dos salários mais altos do atual elenco do Coxa e não deve permanecer no clube para o próximo ano, apesar de ter contrato até o fim de 2026. O defensor entende que por ser convocado com frequência pela seleção chilena, tem mercado em outro time da elite nacional.

Fonte: ge