Futebol

Quem deve sair para Payet ser titular no próximo jogo? Comentaristas opinam

Dimitri Payet fez sua estreia pelo Vasco contra o Bahia e agora busca sua primeira chance como titular com Ramón Díaz. O meia está em processo de recondicionamento físico para entrar de vez no time. Quando isso acontecer pode causar uma pequena dor de cabeça no técnico.

O Vasco se encaixou nas últimas rodadas e tem evoluído em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro. Sendo assim, quem sai para o francês entrar?

- Quem vai sair vai depender muito do esquema escolhido pelo Ramón - resumiu o comentarista Rodrigo Coutinho.

No último domingo, Ramón Díaz escolheu tirar Serginho para colocar Payet no intervalo do jogo contra o Bahia. Ao mesmo tempo saíram Praxedes e Gabriel Pec para as entradas de Marlon Gomes e Sebastian Ferrreira, respectivamente. Payet atuou como um meia central, atrás dos dois centroavantes, em um esquema 4-4-2 formando um losango no meio.

Os comentaristas ouvidos pelo ge acreditam que esta é a melhor posição para o francês. No entanto, há opiniões diferentes sobre quem deve sair do time para Payet ser titular. Veja abaixo:

Carlos Mansur

"Primeira questão é o lugar do campo em que ele vai jogar. Se levar em conta como ele vinha sendo utilizado nos últimos tempos e a questão física atual, tudo indica que ele vai ser usado mais como um meia central, um camisa 10 por trás de um ou dois atacantes. Seja um 4-2-3-1, com dois volantes, ele na frente, dois jogadores abertos e um centroavante, ou um 4-3-1-2, um losango, com dois atacantes à frente dele, como aconteceu no jogo contra o Bahia.

Nesse momento eu acho mais provável, pelo desempenho médio do Serginho e pelo Vasco ter mais opções para o meio, que o Ramón Díaz tente jogar no losango, sem o Serginho. Os dois atacantes podem ser Vegetti e Sebastian Ferreira ou Vegetti e Pec, de acordo com o que ele pretenda para o jogo, mas com o Payet à frente de um trio de meias, que tenha um nível físico de combatividade para sustentar o fato dele não aguentar tantas vezes fazer o papel defensivo, de recomposição.

O que eu não tenho certeza é se esse período de Data Fifa vai ser o suficiente para ele entrar em um nível que dê ao Ramón Díaz a convicção de que ele pode começar ou se vai começar entrando aos poucos nos jogos. Tecnicamente ele acrescenta, mas claramente o jogo contra o Bahia mostrou que a parte física ainda está bem abaixo".

Pedro Moreno

"Ramón Díaz tem algumas opções para montar o time do Vasco com Payet. Mas, independentemente do esquema, o ideal é que o francês tenha a mínima obrigação possível sem a bola, com o menor desgaste físico em recomposições, até para que consiga estar mais perto do gol, onde realmente pode fazer a diferença. O posicionamento ideal para ele é ocupando mais a faixa central, à frente dos volantes e por trás do centroavante (4-2-3-1 ou 4-3-3).

Caso Ramón Díaz opte pelo 4-4-2 com duas linhas de 4, Payet pode ser um segundo atacante. E no 4-4-2 com losango no meio, ele pode ser tanto o segundo atacante, como a ponta do losango. Porém, essa formatação implicará no segundo atacante ser também o responsável pela recomposição para fechar o lado do campo".

Ramon Motta

"Eu jogaria com um losango no meio: Medel, Paulinho, Praxedes e Payet. Tiraria o Pec e colocaria o Puma, porque é um jogador que constrói melhor que o Robson e tem essa profundidade do lado direito. Isso corrigiria a saída do Pec com um cara que é da posição e poderia passar um pouco mais pelo lado direito, com o Medel fazendo a cobertura por aquele lado. Na zaga eu colocaria Léo e Maicon, pela experiência e bola aérea.

Eu faria um 4-4-2 com Serginho, Praxedes, Medel e Paulinho defendendo a segunda linha de 4, deixando Payet e Vegetti na frente. Payet não está bem fisicamente, não sei se vai entrar em condições ideais por agora, e o Vasco precisa de soluções para ontem. Acho que tem que começar jogando, sim, pela qualidade técnica, visão de jogo, poder de finalização e de decisão".

Rodrigo Coutinho

"A melhor função para o Payet fazer nesse momento da carreira é a que ele entrou no jogo contra o Bahia, um meia central. Pode ser por trás de uma dupla de ataque ou de um centroavante só, um 4-2-3-1. Com o Ramón Díaz o time vem jogando no 4-3-3, o Payet já até jogou como um falso ponta nesse esquema lá na França, saindo da esquerda para dentro e abrindo espaço para o lateral apoiar. Nesse ponto até encaixa com o Lucas Pitos, eles têm características que se complementam. Mas tem o momento defensivo e ele teria que voltar, a não ser que o Ramón adapte para o Praxedes fazer isso.

Mas acho que a melhor opção é ele atuar por dentro mesmo. Pode ser o 4-2-3-1, pode ser o esquema de losango, como foi no segundo tempo contra o Bahia - nesse eu acho que o Marlon Gomes encaixa melhor que o Praxedes. Quem vai sair vai depender muito do esquema escolhido pelo Ramón. Acho que quando o Payet estiver em forma ele vai ser titular.

Se for a opção do segundo tempo contra o Bahia, Serginho e Praxedes perdem espaço para Payet e Marlon Gomes, com o Gabriel Pec como segundo atacante ao lado do Vegetti. Payet na frente do trio de meio-campistas. Se for o 4-2-3-1, imagino o Praxedes perdendo espaço, com o Paulinho como segundo volante ou até o próprio Marlon Gomes e um jogador de contenção como primeiro volante".

Fonte: ge