Quatro semifinais e o sonho do título
Na galeria de títulos de São Januário falta um em especial: a Copa do Brasil. Por quatro vezes, o clube chegou bem perto da tão sonhada taça. Foi semifinalista da competição em 93,94,95,98. Este ano, o time de Edílson & Cia. tem mais uma chance de conquistar o título criado curiosamente pelo homem forte do clube: Eurico Miranda.
Em 1993, o Cruzeiro atravessou o caminho vascaíno na semifinal. No primeiro jogo, no Mineirão, venceu por 3 a 1. No jogo de volta, em São Januário, o Vasco precisava fazer dois gols e não levar nenhum para garantir a vaga, mas esbarrou na forte marcação mineira e nas defesas do goleiro Paulo César, o melhor em campo. Valdir abriu o placar, mas um gol de falta de Paulo Roberto, no segundo tempo, acabou com as chances vascaínas.
No ano seguinte, novamente o Vasco passou perto da conquista.Desta vez, a semifinal foi contra o Grêmio, na época dirigido por Felipão. No primeiro jogo, em São Januário, as equipes não saíram do 0 a 0. Naquela época, Carlos Germano, Ricardo Rocha e Valdir eram os destaques da equipe. No segundo jogo, no Olímpico, o Vasco começou a se despedir do torneio quando o atacante William desperdiçou um pênalti no início do jogo. Nildo fez os dois gols do time gaúcho e Pimentel descontou para o Vasco na vitória do Grêmio por 2 a 1.
Em 1995, pelo terceiro ano consecutivo, o time cruzamaltino chegou à semifinal. Desta vez o adversário era o Corinthians, que atravessava grande fase. No primeiro confronto, no Maracanã, o Timão venceu por 1 a 0. No Pacaembu, no jogo de volta,o placar foi bem elástico: uma goleada impiedosa, 5 a 0. Gols de Viola (3), Souza e Ricardo Rocha, contra.
Em 1998, o caminho de Cruzeiro e Vasco se cruzaram de novo na semifinal. Novamente, o time mineiro levou a melhor: 2 a 0 no Mineirão. No segundo jogo, o time de São Januário partiu para cima. Mesmo com Felipe, em grande fase, e com um ataque formado por Luizão e Donizete , o Vasco não conseguiu furar a defesa do Cruzeiro e o jogo terminou em 0 a 0. O título, mais uma vez foi adiado. Este ano o sonho se renova. Basta que para isso o Vasco supere o Fluminense e chegue a grande final.
- SuperVasco