Futebol

Quatro grandes do Rio se reúnem para debater sobre consórcio do Maracanã

A tarde desta terça-feira foi de reunião entre os quatro principais clubes do Rio de Janeiro na sede da Ferj. O tema: a gestão do Maracanã. 

Marcado para ocorrer às 17h, o encontro reuniu os presidentes Nelson Mufarrej Alvinegro), Pedro Abad (Fluminense) e Alexandre Campello (Vasco) e Cacau Cotta (diretor de relações externas do Flamengo) com Rubens Lopes, presidente da Ferj. Campello foi o último a chegar pois estava em São Paulo. 

Abad foi o primeiro a deixar o local pouco depois das 18h30. Ele preferiu não dar entrevista. Perguntado sobre o tema da reunião, respondeu: 

- Semifinal e final do Carioca e um pouquinho de Maracanã. 

Recentemente, o Vasco apresentou ao governo do Rio de Janeiro uma proposta para gerir o estádio. A ideia da direção do clube de São Januário é formar um consórcio entre clubes para tal. 

Flamengo e Fluminense também formalizaram o interesse, antes do Cruz-Maltino, após uma série de reuniões com a comissão criada pelo governador Wilson Witzel para estudar o futuro do estádio. Inicialmente, haverá uma gestão interina por 180 dias até nova licitação ser lançada. Propostas podem ser formalizadas até o dia 4 de abril. 

Rompimento entre Governo e consórcio 

No último dia 18, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou o rompimento com o consórcio que gere o Maracanã, liderado pela Odebrecht. 

Segundo Witzel, foi determinante para a decisão o não pagamento da outorga pelo consórcio, além do mesmo não ter apresentado garantia de quitação de débitos em caso de contratempo. As dívidas desde maio de 2017 chegam a R$ 38 milhões. 

Desde então, o Governo passou a receber propostas dos interessados pela administração do Maracanã, inicialmente pelos próximos seis meses. 

Fonte: ge