Clube

Puma Rodríguez perde espaço no Vasco

Contratado no ano passado por cerca de R$ 10 milhões, Puma Rodríguez saiu de melhor lateral-direito do Campeonato Carioca 2023 para o fim da fila no Vasco em 2024. O uruguaio tem apenas quatro jogos nesta temporada e vê atletas de outras posições ganharem chances no seu setor.

A perda de espaço se dá por opção da comissão técnica do Vasco. Pumita teve um mau início de Brasileirão no ano passado, quando a torcida passou a pegar no pé do lateral. As dificuldades defensivas do jogador pesaram para que ele perdesse prestígio.

Hoje, Paulo Henrique é o lateral-direito titular. Os zagueiros Robert Rojas e João Victor também foram testados no setor, indicando que Ramón Díaz prefere improvisar a escalar Pumita. O paraguaio, que veio por empréstimo do River Plate, foi um pedido do treinador para o clube, mas também oscila e tem sido criticado por parte da torcida do Vasco.

O último jogo de Puma foi contra o Nova Iguaçu, pela ida da semifinal do Carioca - ele entrou no segundo tempo. Antes, havia sido titular contra o Volta Redonda e saiu do banco de reservas diante de Bangu e Botafogo. Foi relacionado para outros 12 confrontos em que não foi utilizado. O uruguaio tem uma assistência, no 4 a 2 sobre o rival alvinegro no Carioca.

O titular Paulo Henrique soma 14 jogos - 13 como titular. Já Rojas participou de nove confrontos, sendo quatro como titular, e em seis deles foi usado como lateral. João Victor atuou no setor durante o segundo tempo contra o Marcílio Dias e chegou a ser testado na lateral em alguns treinos do Vasco - foi escalado assim no jogo-treino contra o América-MG.

Puma é um lateral com características mais ofensivas e tem bons números na frente. No ano passado, marcou quatro gols e deu uma assistência. Paulo Henrique tem apenas um gol, anotado também em 2023, e três passes decisivos - um no ano passado e dois em 2024.

As críticas ao uruguaio estão principalmente nas suas atuações defensivas. O Vasco ficou exposto no setor em muitos jogos com Pumita. Isso, importante destacar, antes de o clube reforçar e proteger mais o seu meio-campo. O lateral começou a perder espaço no segundo semestre de 2023, logo após a janela de transferências do meio do ano.

Pumita Rodríguez chegou ao Vasco respaldado pela convocação para a Copa do Mundo de 2022, em que defendeu o Uruguai. A perda de espaço no clube, porém, acabou o afastando também da seleção. O lateral foi convocado pela última vez em outubro do ano passado, mas foi cortado da lista porque não tinha o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

O jogador foi especulado em outras equipes na última janela, mas nenhuma proposta oficial chegou nem ao Vasco nem ao seu estafe. Com a falta de espaço, um acordo aliviaria a folha salarial do clube, mas Puma está disposto a retomar seu lugar no time. Isso poderia ajudar a SAF a recuperar o investimento feito no atleta, que foi comprado do Nacional-URU.

Fonte: ge