Clube

Projeto de lei propõe declarar Centro Cultural Candinho patrimônio histórico

Tramita na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro um Projeto de Lei que visa a declarar o Centro Cultural Cândido José de Araújo, lugar onde o Vasco foi criado em 1898, patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio. A proposta consta no Diário Oficial do Município desta sexta-feira e ainda será votada.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

O projeto não tem natureza de tombamento, portanto não impede modificações nas características do imóvel situado no bairro da Gamboa, centro do Rio.

O Candinho, como é chamado pelos torcedores, foi batizado assim em homenagem ao primeiro presidente negro da história do Vasco. O local, mantido com ajuda de doações de vascaínos, estava fechado desde 2021 e foi reaberto em abril deste ano. O espaço tem sido usado para reunir os vascaínos para ver os jogos que o time faz fora do Rio de Janeiro.

O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 no imóvel localizado atualmente na Rua Sacadura Cabral 345. A ideia dos mantenedores do Candinho é manter uma programação cultural e ser um espaço de encontro e debates.

Cândido presidiu o Vasco por dois anos, de agosto de 1904 a agosto de 1906. Foi eleito apenas 16 anos depois da abolição da escravatura no país. Durante o seu mandato, o clube conquistou seu primeiro título, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 24 de setembro de 1905.

Fonte: ge