Futebol

Procurador do STJD pede punição a Vasco e Corinthians por tumultos no DF

Procurador Rafael Vanzin: "As cenas públicas e notórias protagonizadas por vândalos travestidos de torcedores chocaram"

Vanzin prossegue: "Isso denota também a falta de repressão por parte de ambas as equipes. A denúncia foi muito bem embasada"

Procurador: "Com relação ao Vasco, ocorreu a invasão de um torcedor do Vasco. Ele foi efetivamente identificado e conduzido à polícia. Mas com relação ao artigo 191, o clube deixou de cumprir a obrigação legal de dar segurança aos torcedores. Por isso o clube merece ser condenado".

O procurador cita o Estatuto do Torcedor, dizendo que a responsabilidade de garantir a segurança do jogo era do Vasco, o mandante.

A procuradoria quer punição exemplar. Com relação ao artigo 213, que trata diretamente da briga, o procurador diz que os clubes não fizeram nada para punir os torcedores envolvidos.

A procuradoria volta a ressaltar que os clubes, por lei, são responsáveis pelos atos dos seus torcedores.

A procuradoria cita agora o pedido de cumprimento da perda de mando de campo com portões fechados, ou pelo menos que seja vetada a venda de ingressos à torcida visitante.

Vanzin diz que há precedentes para que os clubes tenham portões fechados e finaliza pedindo punição ao Vasco nos artigos 191 e 213 e ao Corinthians no 213

Fonte: Lancenet!