Futebol

Problema crônico do Vasco aos poucos vai sendo solucionado

Problema crônico do Vasco na temporada, o sistema defensivo, aos poucos, foi se ajeitando de agosto para cá. No returno do Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu diminuir consideravelmente sua média de gols de sofridos em comparação ao turno, passando de 1,52 por partida para 1,07.

A melhora nesta questão que tanto atormentou o vascaíno no ano vai de encontro à chegada do técnico Alberto Valentim, que estreou contra o Atlético-PR em jogo atrasado do turno e disputou 11 dos 13 confrontos do time returno.

O outro ponto-chave foi a chegada do "xerife" Leandro Castan na defesa. Com ele em campo no returno, a média de gols sofridos é de apenas 0,8. Antes disso, o zagueiro havia jogado ainda duas partidas do turno, mas depois sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o deixou longo tempo afastado. No total, o zagueiro só perdeu apenas duas vezes com a camisa do Vasco, para Palmeiras e Sport.

Diante do Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre (RS), Castan será desfalque por estar suspenso e sua ausência está sendo sentida pelo capitão da equipe, o lateral-esquerdo Ramon.

"Ele faz falta. Joga do meu lado, e a gente já está entrosado, já nos conhecíamos, jogamos juntos. É um líder dentro e fora de campo. Jogador técnico, de bom tempo de bola. O Henríquez deve jogar e é muito bom na bola aérea. Ganhamos um jogador alto", avaliou.

A diminuição da média de gols no returno fez o Vasco se afastar um pouco do indesejado posto de defesa mais vazada do Brasileirão. Agora, o Cruzmaltino é o quinto clube que mais sofreu tentos, com 43 no total.

Fonte: UOL Esporte