Futebol

Presidentes aprovam tabela do Estadual 2012

RIO - Na nova sede da Federação do Rio, a fachada de modernidade esconde velhas estuturas. No mesmo auditório que os cartolas de outrora faziam de palco para suas brigas, presidentes de Vasco, Fluminense, Flamengo e um representante do Botafogo aprovaram em bloco a tabela do Estadual, que será disputado de 21 de janeiro a 13 de maio, mas ainda buscam entendimento sobre o local dos clássicos da última rodada do Brasileiro.

Concessionário do Engenhão e mandante contra o Fluminense, o Botafogo tem direito de jogar suas últimas fichas em casa. Como o regulamento determina que todos os jogos, com influência no título, no rebaixamento e na disputa de vagas, sejam simultâneos, Vasco e Flamengo precisam buscar alternativa, apesar do discurso ambíguo de Roberto Dinamite, para quem São Januário tem condições de acolher a rivalidade, embora seu pleito seja para usá-lo nos clássicos do Estadual.

Por força de um acordo com o Ministério Público que condiciona o uso de São Januário em clássicos à destinação de só 10% dos ingressos ao visitante, o Vasco sabe que não poderá jogar em casa. Como mandante, o rubro-negro dividiu as entradas do primeiro jogo e espera reciprocidade no próximo.

\" Sair do Rio seria interessante \" disse Patrícia Amorim.

Embora a competição seja da CBF, o presidente da Federação, Rubem Lopes, bateu pé: 

\" Temos poder para que os jogos sejam no Rio \" disse, antes de usar outro argumento questionável para sugerir a realização dos jogos em dias diferentes, o que é impossível. \" O Corinthians já mudou horário do seu jogo.

A unidade foi protocolar. No início da reunião, Lopes brincou que não via Roberto e Patrícia na casa faz tempo:

\" Mas nós te amamos \" brincou a rubro-negra.

Nem todos os sentimentos são correspondidos. Pela falta de posição conjunta, percebe-se que as partes esperam que o destino escolha por elas. Caso na última rodada, os clássicos já não sejam igualmente decisivos, o Engenhão seria usado por quem ainda estiver na briga. Pelo regulamento, a CBF precisa divulgar horário e local dos jogos com dez dias de antecedência. Para a última rodada, o prazo acaba no dia 24, quando nenhum dos cariocas estará alijado de suas ambições.

Pela janela da sede, os dirigentes enxergam o problema antes da solução. Com os escombros do Maracanã no horizonte, ainda está em construção a solução conciliadora. Na partilha do Estadual, o Grupo A tem Flamengo, Botafogo, Olaria, Resende, Nova Iguaçu, Macaé, Madureira e Bonsucesso. No B estão Fluminense, Vasco, Boavista, Americano, Caxias, Volta Redonda, Bangu e Friburguense. Com 12 times pequenos e quase quatro meses de duração, a competição está em descompasso com a aparência da nova sede.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra