Futebol

Presidente da FIFA reafirma que o Corinthians é o 1º Campeão Mundial

Para a Fifa, só há dois campeões do mundo de clubes, e ponto final. Neste domingo, em entrevista coletiva no Estádio de Yokohama, antes da final entre Internacional e Barcelona, o presidente da federação, Joseph Blatter, voltou a afirmar que não reconhece os títulos do antigo Mundial Interclubes (Taça Intercontinental ou Copa Toyota).

Em 2000, a Fifa organizou o seu primeiro Mundial de Clubes, vencido pelo Corinthians, no Brasil. Cinco anos depois, aliou-se à Toyota, que deixou de promover a partida entre os campeões europeu e sul-americano, e fez a segunda edição no Japão, vencida pelo São Paulo.

- Nos livros da Fifa, o Corinthians é o primeiro campeão do mundo. Tivemos alguns problemas, o torneio ficou um tempo sem ser disputado, mas podem ter certeza de que consideramos o Corinthians como primeiro campeão mundial – diz.

A Taça Intercontinental começou a ser disputada em 1960, com o confronto entre os campeões da Europa e da América do Sul, com jogos de ida e volta em cada país dos times. A partir de 1980, com o patrocínio da Toyota, passou a ser organizada no Japão, com uma única partida.

Os vencedores eram considerados campeões mundiais, apesar de a Fifa nunca ter reconhecido o torneio por só contar com representantes de dois continentes. Agora, a entidade reúne no Japão os campeões da América do Sul, Europa, Oceania, África, Ásia e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe).

Fonte: ge