Futebol

Preparem seus corações

O Campeonato Carioca terminou, mas hoje é dia de clássico no Maracanã. Às 20h30m, Fluminense e Vasco iniciam a batalha pela tão sonhada vaga na decisão da Copa do Brasil. Embaladas pela boa campanha no Campeonato Brasileiro, as duas equipes prometem parar o Rio de Janeiro. Há 14 partidas sem perder, o Tricolor chega credenciado como semifinalista de melhor aproveitamento na competição. Conquistou 90,5 % dos pontos disputados. Foram seis vitórias e um empate.

Assim como o Fluminense, o Vasco nunca conquistou a Copa do Brasil. No clube, o título tornou-se uma verdadeira obsessão. Com aproveitamento um pouco abaixo - 75% em oito partidas, obtidos com cinco vitórias e três empates -, o Vasco pretende provar que é mesmo um time de chegada. A seu favor estão as estatísticas nos confrontos diretos. Em 324 jogos, os vascaínos levaram a melhor 127 vezes. Já os tricolores venceram 111. Aconteceram também 86 empates.

Personagens importantes no clássico, os treinadores Oswaldo de Oliveira e Renato Gaúcho compartilham um passado Vasco e Fluminense, respectivamente. O JORNAL DOS SPORTS pesquisou o aproveitamento dos treinadores em seus antigos clubes. As demissões de Fluminense e Vasco também foram polêmicas.

Renato Gaúcho, depois de comandar o Fluminense sem sucesso em 2002 e 2003, deixou as Laranjeiras. Mas três meses depois foi chamado às pressas para evitar um novo rebaixamento. Embora tenha livrado a equipe do descenso, o treinador foi novamente demitido.

Alguns influentes conselheiros, que não aprovaram os métodos de Renato, costuraram a contratação de Valdir Espinosa. Em 59 partidas à frente do Fluminense, entre idas e vindas de 96 a 2003, Renato Gaúcho venceu 26, empatou nove e perdeu 24 vezes. No Vasco, seus números comprovam a evolução como treinador: 25 vitórias, 17 empates e 13 derrotas, em 55 jogos.

\"Como atleta, conquistei a Copa do Brasil pelo Flamengo. É um título que falta ao Vasco e também à minha carreira como treinador\", disse.

Oswaldo de Oliveira é reconhecido por muitos vascaínos como o responsável nas conquistas do Brasileiro e da Copa Mercosul de 2000. Mas após uma forte discussão com o presidente Eurico Miranda, acabou sendo demitido.

Em 41 partidas na Colina, obteve 20 vitórias, nove empates e 12 derrotas. No Fluminense, entre 2001 - quando levou o time à quarta colocação no Brasileiro - e 2002, venceu em 46 oportunidades, empatou 22 e perdeu 31.

Quase quatro anos depois, Oswaldo voltou para fazer história no Tricolor. Está invicto desde seu retorno, há oito partidas, mas mantém a humildade.

\"Não há favorito. Mas o Fluminense tem potencial para alcançar seu objetivo\", afirmou o técnico tricolor.


Fluminense x Vasco

Fluminense: Fernando Henrique; Thiago Silva, Thiago e Roger; Rogério, Marcão, Arouca, Petkovic e Jean; Tuta e Lenny.
TÉCNICO: Oswaldo de Oliveira

Vasco: Cássio; Wágner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Roberto Lopes, ramon e Morais; Valdiran e Edílson.
Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes (Fifa/MG) e Alessandro Rocha (BA)
Local e Horário: Maracanã, às 20h30m

Fonte: Jornal dos Sports