Futebol

Preparador Físico do Vasco marca presença nas redes sociais

Não é apenas nos treinamentos do dia a dia em São Januário que Rodrigo Poletto realiza seu trabalho de preparação física. Ligado às novas mídias sociais, o profissional utiliza as mais diversas ferramentas da internet para compartilhar seus estudos e, principalmente, ser uma espécie de preparador físico virtual para atletas, na grande maioria desempregados, que precisam de algum acompanhamento.

Poletto começou com essa prática quando foi trabalhar no Dínamo de Kiev, da Rússia. Distante de familiares e amigos, começou com o Twitter para trocar pequenas informações. Mas 140 caracteres passaram a não ser mais suficientes e logo ele criou um blog. Depois veio Orkut e Facebook. Ele próprio admite que utiliza mais o Messenger do que o telefone.

– Precisamos estar abertos às mudanças, pois a maioria dos atletas já se comunica com torcedores via Twitter. Demais profissionais também devem utilizar esse espaço. Acredito na troca de informações de forma global. Consigo ajudar quem precisa, além de aprimorar meus estudos – destacou Poletto.

Entre as trocas de informações, Poletto recebe muitos pedidos de atletas, que buscam aprimorar a forma física. Foi o caso do atacante Luciano Fonseca, que, quando ficou sem clube para trabalhar, procurou o profissional, com quem havia trabalhado no início da carreira, no Juventude. Mas esse é apenas mais um dos casos...

– Já trabalhei no Panamá, no Brasil, na Europa... Quando algum atleta precisa, pois está parado por algum motivo, ajudo, mando listas de exercícios. Com a internet é muito fácil. Tento acompanhar, mesmo que virtualmente – disse.

Rodrigo Poletto também utiliza as ferramentas para ficar mais próximo da torcida. Foi através de seu Twitter, por exemplo, que os vascaínos e até parte da imprensa soube de sua contratação pelo Vasco.

Sem se desgrudar de seu notebook, Poletto tenta mostrar que, em seu trabalho, uma postagem em uma das ferramentas da internet chega a ajudar tanto quanto um treino físico puxado no campo.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance