Categorias de base

Preparador de Goleiros explica método de trabalho usado no Vasco


Paulo Vinicius ao lado de Juninho (esquerda) e Alexandre (direita), goleiros do juvenil.

Foto: Arquivo Pessoal do Profissional


Carlos Germano, ídolo cruzmaltino, revelou em recente entrevista a metodologia de trabalho que vem sendo seguida pelos preparadores de goleiros do Vasco da Gama. Tal forma de trabalhar inclui conversas semanais entre todos os profissionais dessa área e a padronização dos métodos de treinamentos. A utilização de jovens das categorias inferiores em treinamentos de categorias mais avançadas é um estratégia que também faz parte dessa metodologia de trabalho.

A prova de que os discursos estão alinhados foram as recentes declarações de Marcelo Pires, preparador do juniores. O profissional repetiu as palavras de Germano e elogiou a iniciativa de se ter reuniões semanais para o debate e a troca de informações.

Outro profissional responsável pela implantação da metodologia acima citada é Paulo Vinícius, preparador da equipe juvenil. Mesmo preparando os goleiros de sua categoria para a Copa Rio sub-17, Paulo arrumou um tempo para bater um papo conosco e falar um pouco sobre essa estratégia que vem sendo adotada dentro do cruzmaltino.

Confira um bate-papo exclusivo com Paulo Vinícius, preparador de goleiros do Juvenil:

O goleiro Juninho, do juvenil, começou nessa semana a treinar com o time de juniores. Ele vai ser promovido para a categoria?

\"Não. O Juninho é goleiro do Juvenil e assim como Alexandre e Lucas (que são goleiros 96), cada um deles estará fazendo um revezamento. Vai subir cada semana um para trabalhar nos juniores e no profissional. Hoje em dia, esse revezamento de \"trabalhos\" em categorias \"acima\" é benéfico tanto para os atletas, que adquirem experiência com atletas mais velhos, como é bom para nós profissionais da área, pois trocamos informações quanto as valências que precisam ser mais trabalhadas em cada goleiro, individualmente\".

Esse trabalho também é utilizado em outras categorias ou só entre o juvenil e o profissional?

\"Carlos Germano, Marcelo Pires, Paulo Vinicius, Rodrigo e Guilherme (preparadores de goleiros do profissional ao mirim) hoje trabalham juntos. Não esquecendo, é claro, do Márcio, que auxilia o Germano no profissional. Estamos trabalhando em conjunto em prol do crescimento e amadurecimento dos goleiros da base. Em breve estaremos colhendo frutos. Realmente temos jovens de muito valor ali dentro. Eles certamente trarão grandes retornos ao clube\".

O Vasco é a única equipe do Brasil que executa esse trabalho?

\"Não. Todas as grandes equipes do país já trabalham com esse \"mecanismo\". E com o Vasco não é diferente. Marcelo Pires e eu jogamos juntos (quando éramos goleiros) e desde que cheguei ao Vasco (em março completo 1 ano de casa), trago para este que é um dos maiores clubes do país, os meus 16 anos de experiências, colocando em forma \"arqueiros\" no Brasil e no exterior. É muito gratificante e louvo a Deus, pela oportunidade de estar na equipe do Vasco da Gama\".

Mas esses atletas que sobem podem atuar pela categoria acima? O Juninho, por exemplo, poderia atuar pelo Juniores?

\"O Juninho vai apenas estar essa semana trabalhando com o Marcelo Pires. Semana que vem ele volta para mim e o Alexandre sobe. Na outra semana, Alexandre volta para mim e o Lucas sobe. Ele só vão treinar, até porque os juniores tem os seus goleiros: Jordi, Gabriel e Brenner. Goleiros do juvenil são do juvenil e jogam no juvenil. Eles estão subindo apenas para adquirirem um pouco mais de experiência, assim como goleiros do infantil que virão para a minha mão. Assim como goleiros dos Juniores irão para as mãos do Germano. Todos os goleiros passarão pelas mãos de todos os profissionais, desde os profissionais do mirim até o profissional da maior da categoria, que é o Germano. Assim todos adquirem experiência, auto-confiança e tem a sua auto-estima elevada. Sem contar também que o Germano, que é o \"carro-chefe\" da preparação de goleiros no Vasco, fica conhecendo todos os goleiros que o clube possui\".

Por qual motivo o senhor acredita que esse trabalho é importante para o jovem atleta?

\"Ele é fundamental, pois dá \"bagagem\" e aumenta a auto-estima do atleta\".

Brenner (esquerda) e Gabriel Felix (direita), goleiros do JunioresFoto: Arquivo Pessoal do Profissional


Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Júnior- SuperVasco.com