Futebol

Porto inaugura museu e cita Vasco como importante em sua história

O momento do Vasco pode não ser do melhores, mas ainda assim, a equipe é lembrada como uma das mais importantes do mundo. O Porto inaugurou no último fim de semana o seu museu, e citou o clube carioca. Uma de suas 27 áreas é em relação aos grandes clubes que já foram derrotados pelo Dragão ao longo de sua história de 120 anos, e o Cruz-Maltino foi um dos três lembrados, ao lado do Arsenal e do Real Madrid.

- A superação esteve sempre presente no dia-a-dia do Porto e a concepção de um colosso sugeria mais do que um esforço extraordinário, que desenvolveu em poucos anos uma "máquina de triturar". Primeiras conquistas, equipes de nível mundial que morderam o pó e a grama da Invicta (apelido da cidade do Porto), como o Vasco da Gama, o Arsenal ou o Real Madrid - diz o Porto.

Ao longo da história, Vasco e Porto se enfrentam 20 vitórias, com equilíbrio. Os brasileiros venceram oito vezes, os portugueses levaram a melhor em nove oportunidades. Em Portugal, vieram sete triunfos lusitanos, aonde os cariocas venceram só duas vezes.

O clube ainda lembrou a ditadura que esteve em Portugal entre 1933 e 1974, quando teve António Salazar no comando. O Porto recorda que conseguiu superar "os momentos difíceis" após a Revolução dos Cravos, que por acaso foi no ano do primeiro título do Campeonato Brasileiro do Vasco.

- A universalidade do clube, o trajeto azul e branco em oposição aos cinzentos dias da ditadura e, finalmente, sob um teto de cravos, a chegada da democracia, com as cores livres e triunfantes do Dragão - concluiu o comunicado de inauguração do Museu.


 

Fonte: Lancenet!