Futebol

Portal lembra goleada de 7 a 2 do Vasco sobre o Barcelona

O Barcelona vai até a Andaluzia neste sábado para jogar contra o Sevilla, pelo Campeonato Espanhol, e quando voltar à Catalunha, pode dar início ao fim da era Camp Nou. O vice-presidente Carles Vilarrubí afirmou que há a discussão no clube sobre um novo estádio. Ele revelou ontem que existem quatro alternativas, adiantando que a primeira é a menos possível, e as duas últimas são as mais prováveis:

\"Não acontecer nada, fazer uma grande reformulação, construir um novo estádio no lugar do atual, ou fazer em um outro recinto\", disse à emissora \"RAC1\".

Construído em 1957, o Camp Nou foi feito para substituir o antigo Les Corts, que ficou pequeno para o clube. Acabou levantando seu atual estádio, que atualmente é o maior da Europa. Cabem quase 99 mil pessoas lá. Mais de 50 anos depois, o Barça procura entrar no século XXI, no que diz respeito a estádio. \"É certo que existe uma reflexão dentro da estratégia global do clube e por parte dos diretores de patrimônio\", continuou o dirigente.



Crise pode ser empecilho

De alguns anos para cá, a Espanha tem sofrido com sua situação financeira. Em 2012, a taxa de desemprego alcançou os 24%. Vários times de futebol jogam sem patrocínio master. O Valencia tentou fazer seu novo estádio na década passada, mas acabou vendo-se obrigado a interromper as obras. Vilarrubí garante que vai ser necessária uma estratégia inteligente para o projeto.

\"É um despropósito imaginar que podemos financiar um estádio apenas com publicidade\".

A diretoria do Barça deve definir nos próximos meses se Messi e companhia vão ter uma nova casa.



Sócios poderão definir

Ainda sem ter certo o que vai ser feito com o Camp Nou, o vice-presidente Delarrubí falou que os torcedores associados vão ter papel fundamental. O dirigente acredita que é uma decisão muito séria para ser tomada apenas pela diretoria.

\"Para uma definição como esta, vamos consultar os sócios até o nível mais alto\", garantiu.

O Camp Nou é o maior estádio da Europa e o sexto do mundo. O maior é o Rungrado May Day, em Pyongyang, na Coreia do Norte, aonde cabem 150 mil pessoas. Ainda na frente do Camp Nou estão o Salt Lake (em Calcutá, na Índia, com 120 mil), o Azteca (na Cidade do México, 105 mil), o Azadi (em Teerã, no Irã, ambl) e o Cricket Ground (em Melbourne, na Austrália, ambos com 100 mil). O Maracanã era o 14 maior, até antes das obras para a Copa do Mundo.

Casa antiga

O Barcelona ficou no Les Cortes entre 1922 e 1957. Quando foi demolido, em 1966, cabiam 60 mil pessoas. Uma das últimas partidas do Barça no seu antigo estádio foi a goleada sofrida para o Vasco por 7 a 2.


Inauguração do Camp Nou

O Camp Nou foi inaugurado em 1957, com capacidade de 106 mil pessoas. Foi ampliado para a Copa do Mundo de 1982 para 122 mil pessoas. Em 1999 foi palco da final da Liga dos Campeões (Manchester United campeão).

Fonte: Passaporte GAZ