Futebol

Por ora Lopes não libera cobranças de faltas do goleiro Tiago

Nos tempos do técnico Alfredo Sampaio, os cobradores de pênalti e faltas do Vasco não estavam definidos. De acordo com o ex-comandante, batia quem estava melhor no momento. Em algumas situações, os lances de bola parada causaram problemas entre os jogadores. Tiago, Edmundo, Morais... Os três tiveram divergências na hora de cobrar a penalidade na marca da cal. Agora, com a chegada de Antônio Lopes, todo mundo sabe o que fazer e a hora que precisa se apresentar para executar o lance.

No jogo da próxima quinta-feira, contra o Bragantino, por exemplo, Morais vai ser o dono das cobranças de pênalti. Em seguida, Tiago, Leandro Bomfim e Alan Kardec estão escalados. Nas faltas frontais, Morais, Leandro Bomfim e Calisto estão escalados para executar a função.

- Sempre defino isso com os meus jogadores. A equipe vai para campo sempre com tudo isso definido. Treinamos e conheço os bons batedores do Vasco. O Alan me surpreendeu. Ele é um bom cobrador de falta e de pênaltis e eu não sabia disso. Os jogadores vão entrar em campo sabendo quem vai ficar na barreira, quem vai ser o primeiro homem da barreira, quem vai ficar no rebote. Isso é o ideal, para não ter erro - analisa Antônio Lopes.

Lopes revelou uma outra preferência nos lances de bola parada. O comandante vascaíno contou uma receita para enganar o goleiro adversário.

- Sempre coloco três jogadores que efetivamente podem cobrar a falta. Um pela esquerda, um pela direita e um que bate forte. O goleiro fica meio sem saber quem vai bater. Normalmente, os goleiros estudam a forma que o cobrador executa o lance e já sabe como se posicionar. A idéia é atrapalhar a vida do adversário. Para esse jogo, Morais, Calisto e Leandro Bomfim vão cobrar as faltas - diz Lopes, que não pretende liberar as cobranças de falta do goleiro Tiago.

Fonte: ge