Torcida

Policiamento do clássico será semelhante a jogo de 2009 do BR

Um esquema de trânsito que lembra o da Copa das Confederações e de segurança similar ao de final de Campeonato Brasileiro foram definidos para o clássico deste domingo, entre Fluminense e Vasco que marcará a reabertura do Maracanã para os clubes de futebol após quase três anos. Serão 650 policiais militares, entre agentes do GEPE, do 4º BPM (São Cristóvão) e dos batalhões de choque, de ações com cães e de polícia montada. Um efetivo quase igual ao da decisão do Brasileiro de 2009, entre Flamengo e Grêmio, a última final nacional realizada no estádio, que teve 680 homens fazendo a segurança.

Além deles, atuarão no entorno do Maracanã cerca de 180 agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal e cerca de 300 guardas de controle urbano. Eles irão atuar no esquema especial de trânsito, que irá interditar ruas ao redor do estádio no domingo e irá impedir a circulação de ônibus, carros particulares (com exceção dos pertencentes aos moradores) e taxis neste perímetro. O Consórcio irá arcar com metade das despesas deste efetivo.

— Com isso, garantimos que todos os jogos de grande porte do Maracanã terão essa estrutura — afirmou o secretário de municipal de turismo, Carlos Osório.

O Consórcio também irá colocar dois mil funcionários para atuar internamente. Serão agentes de segurança, orientadores, funcionários dos bares, de recepção e de limpeza. O novo Maracanã contará com quatro novos acessos: a rampa da Uerj e a entrada da estátua do Bellini, que serão para torcidas mistas; e outros quatro menores, divididos entre as torcidas.

Fonte: Extra Online