Futebol

"Plano C", veja como foram as negociações com Jorginho

Contratado pelo presidente Eurico Miranda no final da tarde do último domingo, Jorginho não estava entre os preferidos do presidente para comandar o Vasco na sequência da temporada. O tetracampeão do mundo pela seleção brasileira foi apenas a terceira opção na "fila" cruzmaltina e contou com uma ajuda especial para selar o acordo com o novo clube: Romário.

O ex-jogador e agora senador foi o responsável por fazer a "ponte" entre o novo treinador do Vasco e Eurico. Em contato com pares do presidente do clube, Romário sugeriu o nome de Jorginho e agilizou o contato do ex-companheiro de seleção brasileira.

Além de Romário, o empresário Carlos Leite, novamente com bom trânsito em São Januário, também ajudou nas conversas. Rápida, a negociação precisou de poucas horas para ser concluída. Após as primeiras ligações, Jorginho chegou à casa de Eurico Miranda por volta das 17h de domingo e logo acertou com o Vasco.

Antes de Jorginho, o Cruzmaltino havia tentado os nomes de Oswaldo de Oliveira e Paulo César Gusmão. O primeiro não conseguiu chegar a um acordo sobre uma antiga dívida de mais de R$ 2 milhões e viu as tratativas esfriarem, enquanto o segundo recusou o convite ao saber que o Joinville, seu clube atual, não iria liberá-lo.

Alexandre Gallo, ex-técnico da seleção brasileira sub-20, também chegou a ser cogitado. Oferecido por terceiros a Eurico Miranda, o treinador seria uma alternativa, mas logo foi descartado por estar a caminho do futebol português.

Pressionado e com a difícil missão de tirar o Vasco da zona de rebaixamento, o novo técnico será apresentado na manhã desta segunda-feira, quando já iniciará os treinos em São Januário. Antes do Campeonato Brasileiro, Jorginho terá sua estreia em outro desafio igualmente complicado: o clássico contra o Flamengo, na próxima quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No sábado, o compromisso é contra o Goiás, no estádio Serra Dourada.

Fonte: UOL Esporte