Futebol

Phillipe Coutinho, ex-Vasco, candidato a estrela da Seleção Sub20

Fora dos gramados ele continua com a dose certa de humor, sem deixar qualquer sucesso repentino mexer com o seu psicológico. Definitivamente, a grande mudança em Philippe Coutinho de meses para cá não foi na cabeça. Foi no corpo - e não somente na aliança que passou a usar desde março com a noiva Ainê. Nitidamente mais forte, a cria do Vasco e meia do atual campeão mundial Inter de Milão se credenciou a ser a grande estrela da Seleção Brasileira no Mundial sub-20, disputado a partir do fim do mês na Colômbia. Mas e a pressão por ter de ser “o cara” em campo?

\"phillipe
Coutinho exibe suas chuteiras coloridas: jogador do Inter de Milão é um dos destaques da Seleção Sub-20 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

– Responsabilidade a gente sempre tem, até porque estamos com a camisa amarelinha (risos). Todo jogador passa por isso. Aqui na Seleção vou procurar fazer o mesmo que sempre fiz, que é jogar o meu futebol, tranquilo, e desempenhar dentro de campo em um nível que possa ajudar os meus amigos. Podem cobrar de mim, é normal, assim como é com os outros. Já estou acostumado com isso – disse Coutinho.

Segundo o site oficial do clube italiano, Philippe tem na atualidade 72kg distribuídos por seu 1,71m de altura. Por ter atuado em uma temporada com calendário europeu, entrou de férias em junho, pouco mais de um mês antes de se apresentar para o período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Enquanto isso, os outros 20 atletas da lista final do técnico Ney Franco atuavam por seus clubes. Ele teve de suar bastante para se adequar.

– O Coutinho estava parado e começou há três semanas a fazer um trabalho com um personal trainer no Rio. Estamos tratando ele aqui como em uma pré-temporada, quase sempre com dois períodos de treinos – afirmou o preparador físico Alexandre Lopes, que confirmou sua evolução física.

– Está crescendo, desenvolvendo... Talvez seja até um processo natural pela idade dele (19 anos). Vimos em dezembro de 2010 uns de um jeito e agora muitos com uma diferença grande no corpo. Mais peso, mais massa, transformação da fisionomia... É só ver que todos estão com barba (risos) – completou Lopes.

Ausência no Sul-Americano e fracasso na sub-17

\"PhilipeMeia sorri após treino do Brasil na Granja Comary (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Philippe também esteve com boa parte do elenco na preparação para o Sul-Americano do Peru, entre janeiro e fevereiro. Parou por aí, pois uma lesão muscular o impediu de jogar ao lado de Neymar e Lucas, protagonistas na campanha vitoriosa. Ambos aproveitaram a chance e chegaram à Seleção principal de Mano Menezes, na qual tiveram a oportunidade de defender o Brasil na Copa América da Argentina. Mas as ausências do santista e do são-paulino não preocupam.

– Todo mundo aqui está jogando nas equipes principais, já são rodados... A Seleção é muito boa e tem tudo para ir longe no Mundial. Farei o possível para que isso aconteça – prometeu Philippe, que com a mesma geração - e Neymar -, em 2009, fracassou na Sub-17 ao ser eliminado ainda na primeira fase do Mundial da Nigéria.

Ao menos respaldo de cima ele já tem. Ney Franco confia tanto em seu talento que, mesmo sem ter trabalhado com o jogador em uma competição, abusou dos elogios.

– É uma realidade. Ele não precisa “usar” a Sub-20 para uma negociação para o exterior, pois já está jogando em um dos maiores clubes do mundo. Mas, pelo talento que tem, a Sub-20 pode ser uma passagem, já que no futuro deve estar defendendo a Seleção principal. Vejo-o com tudo para sair dessa competição ainda mais valorizado – avaliou Ney Franco.

Referência de bom futebol, Philippe também já sabe se virar no italiano, como em entrevistas que concedeu no Inter de Milão falando a língua até com certa desenvoltura. Para mandar um recado aos brasileiros, porém, a timidez falou mais alto. Foi um tanto mais conciso.

– Ciao.

Sem dúvidas, é melhor deixá-lo à vontade, em campo e especialmente com a camisa brasileira.

\"
Philippe (à direita) cumprimenta o volante Casemiro: \"A Seleção é muito boa e tem tudo para ir longe no Mundial\" (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)

Fonte: ge