Futebol

Philippe Coutinho diz que não vai mudar estilo de jogo

Aos 17 anos, Philippe Coutinho protagonizava o primeiro lance de efeito da carreira. Os pés passados sobre a bola e o toque de calcanhar interceptado pelo zagueiro do ABC foram ofuscados pela enérgica bronca que recebeu do árbitro Luiz Alberto Bites. O motivo, segundo a jovem revelação do Vasco, foi o excesso de brilho que, caso repetido, seria transformado em cartão amarelo.

Para o homem do apito, o que é futebol-arte pode ser interpretado como desrespeito ao adversário.

Os reflexos da reprimenda podem ser muitos, ainda mais para quem está apenas começando na carreira. Philippe Coutinho, com apenas três jogos como profissional, promete manter a mesma personalidade que o fez precocemente chamar a atenção da Internazionale, de Milão, clube para o qual irá se transferir no meio de 2010.

- Sempre fui objetivo e não vou mudar. Já tomei muita dura de zagueiros, volantes, não será isso que me deixará intimidado - garante.

Objetividade parece ser a palavra mágica que determina a tênue linha que separa a jogada virtuosa da falta de desportividade. O técnico Dorival Júnior utiliza o atributo para defender Coutinho e prega humildade. Até porque, como diz o ditado, vento que venta lá, venta cá.

- Não posso falar muito a respeito do lance, porque não o vi. Mas conheço o Coutinho, ele é um jogador sempre muito objetivo. Converso com o grupo, porque precisamos sempre ter humildade. Até porque, se num dia estamos vencendo, no outro pode ser exatamente o contrário - disse.

Outra certeza no episódio é a de que a atitude de Luiz Alberto Bites de ameaçar Philippe Coutinho foi infeliz. O ex-árbitro Léo Feldman explicou que o juiz da partida de sábado não poderia, em hipótese alguma, fazer isso. Se houver a interpretação de que o drible foi dado com o intuito de menosprezar o adversário, aí sim caberia a aplicação da lei:

- O árbitro não tem de ameaçar, tem de aplicar a regra. Se o lance for considerado atitude antidesportiva, cabe marcar tiro livre indireto.

Fonte: Lancenet!