Mercado

Philippe Coutinho deve atuar no futebol árabe

Acabou nesta sexta-feira o sonho de Corinthians, Vasco e qualquer outro clube brasileiro em repatriar Philippe Coutinho. Nas últimas horas, o meia-atacante e o Aston Villa chegaram a um acordo para sua transferência em definitivo para o Catar. O jogador, de 31 anos, chegou a ser especulado em janelas recentes por times da Série A e também era alvo do Al Ettifaq, da Arábia Saudita.

Ex-jogador da seleção brasileira, Coutinho encerra sua segunda passagem pela Inglaterra de maneira bem menos brilhante do que na primeira, pelo Liverpool. Com a camisa do Aston Villa, ele disputou 43 partidas, marcou seis gols e deu outras três assistências em um ano e sete meses.

O Villa havia desembolsado 20 milhões de euros para comprá-lo do Barcelona. Baita prejuízo para o clube espanhol, que pagou 120 milhões de euros ao Liverpool. O Barça ainda ficou com 50% da mais valia, em caso de lucro do Villa numa próxima venda. Mas isso não ocorreu, já que o time catari, cujo nome não foi revelado, está levando Coutinho por um valor inferior aos 20 milhões de euros.

A chance de negócio com clubes brasileiros sempre foi considerada como praticamente impossível. Além da compra dos direitos econômicos, o salário era outro impeditivo: Coutinho recebia R$ 3,5 milhões por mês de salário na Inglaterra. Em seu novo empregador, o brasileiro terá vencimentos parecidos.

Fonte: Blog do Nicola - R7