Futebol

Pesquisa sobre tamanho de torcidas continua causando polêmica

A pesquisa CNT/Sensus mostrou recentemente uma pequena queda na preferência nacional pelos times do Rio. Com exceção do Flamengo, que ainda lidera com 14,4%, os outros cariocas aparecem bem atrás: Vasco em quinto (5%) Botafogo, em 10º (1,8%) e Fluminense, em 12º (1,5%).

Mas os números não são considerados ruim pelo diretor-presidente do Sensus, Ricardo Guedes. Os clubes cariocas juntos chegam a 22,7%, considerando que o estado tem 9% da população nacional. Já os paulistas somam 29,4% numa região com 23%.

- Atleticanos amigos meus reclamaram da pesquisa - brincou Ricardo, referindo-se à diferença entre Cruzeiro (3,3%) e Atlético-MG (1,5%). - O Atlético-MG ganha na capital, mas perde no interior.

Foram duas mil entrevistas, em 136 municípios de 24 estados, a partir dos 16 anos. Foi a primeira do Sensus relacionada à torcida brasileira. A margem de erro até 10%, é de 1%, até 30%, de 2%.

- Fizemos questão de colocar a palavra torcer na pergunta para caracterizar a pessoa como torcedor - comentou Ricardo.

Presidente do Ibope e vice de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro reconhece a importância da pesquisa, mas faz ressalvas.

- Não dá para comparar as pesquisas. Só se fizer outra daqui a dez anos. Com exceção dos quatro ou cinco primeiros, o restante está todo no mesmo bolo - comentou.

Fonte: Jornal do Brasil