Futebol

Pelos cálculos de Dorival, Vasco precisa chegar a 64 pontos para voltar à Sé

Neste sábado, o Vasco encerra a participação no primeiro turno da Série B contra o Ipatinga, às 16h10m, no Maracanã. Uma vitória deixa o clube carioca em situação confortável, na liderança da competição. E faria com que a caminhada rumo à Primeira Divisão fosse bem mais tranquila no returno. Pelos cálculos do técnico Dorival Júnior, o time garantiria uma das quatro vagas para a Série A com 64 pontos.

Com a vitória sobre os mineiros, o Vasco chegaria a 39 pontos, e faltariam apenas 25 para que a marca estipulada pelo treinador fosse alcançada. Ainda restariam 19 jogos ou 57 pontos pela frente.

- Pelas nossas contas 64 pontos talvez seja o número ideal para garantir a volta para a Série A. E a minha maior preocupação é atingi-los o mais rápido possível - disse Dorival Júnior.

A Série B é disputada no sistema de pontos corridos desde 2006. No primeiro ano, o quarto clube a conquistar o acesso para a Primeira Divisão foi o América-RN com 61 pontos. No ano seguinte, em 2007, o Vitória-BA teve uma pontuação ainda menor para subir: 59 pontos. Na temporada passada, o quarto colocado foi o Barueri, que fez 63 pontos.

Mesmo virando o primeiro turno próximo do objetivo, Dorival Júnior garante que o grupo não vai relaxar. O Vasco chegou a ficar em oitavo lugar na classificação antes de dar a arrancada nas últimas nove rodadas, quando venceu sete jogos.

- O campeonato é complicado. Não pode existir um relaxamento em momento nenhum. Estamos brigando por uma liderança. O Vasco voltou a brigar diretamente pelo título. O que não acontecia há algumas rodadas. Mas perdemos pontos importantes nesta caminhada.

Para ser campeão da Série B, Dorival Júnior faz outras contas. O Atlético-MG garantiu o título em 2006 com 71 pontos. O Coritiba levantou a taça em 2007 com 69. E o Corinthians atropelou os rivais no ano passado, sendo campeão com 85 pontos. O aproveitamento dos paulistas foi de 74,6%, superior aos atuais 66,7% do Vasco.

- Para sermos campeões precisamos marcar de 72 pontos para cima - disse Dorival.

Fonte: ge