Pelo Vasco, Léo Matos disputou 88 jogos e marcou seis gols
Chegou ao fim a carreira de jogador de futebol de Léo Matos. Aos 36 anos, o lateral-direito anunciou sua aposentadoria na manhã desta quinta-feira.
O contrato de Léo com o Vasco terminou no fim do ano passado. Ele já havia dito que não renovaria e que estava nos planos a possibilidade de assumir uma função na diretoria do clube. O anúncio que oficializou a aposentadoria foi feito por meio de seu perfil em uma rede social.
"Chegou o momento de dizer adeus, obrigado futebol por me proporcionar tanto, por ter me dado o privilégio de conhecer o mundo, viver em lugares maravilhosos e conhecer pessoas incríveis que me ajudaram nesses 20 anos de carreira como atleta profissional. Dei meu melhor, competi, exagerei certos momentos, sorri, chorei…olho pra trás e não me arrependo de absolutamente nada. Tenho certeza que desvirei todas as pedras pra me tornar a melhor versão de mim mesmo", escreveu ele.
No Vasco desde 2020, Léo Matos disputou 88 jogos e marcou seis gols. A última partida disputada na carreira foi na vitória por 1 a 0 sobre o Ituano em novembro do ano passado, jogo que garantiu o acesso do Vasco à Série A. Ele foi titular e atuou todos os 90 minutos.
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Léo teve poucas oportunidades no time rubro-negro, com apenas oito partidas disputadas no time principal. Foi emprestado para outras equipes brasileiras, como Paraná, Figueirense, Tombense e Vila Nova antes de dar início à carreira no futebol internacional.
O lateral-direito jogou cinco temporadas no Chornomorets, da Ucrânia. Em seguida, ainda no futebol ucraniano, defendeu o Dnipro. O momento de mais conquistas, no entanto, foi vivido no PAOK, da Grécia, onde Léo Matos é ídolo. Ao todo, foram 168 jogos e 26 gols marcados. Em cinco temporadas, conquistou três vezes a Copa da Grécia e um título do Campeonato Grego.
Chegou ao Vasco em 2020. No ano passado, depois de ser passado para último da fila nas opções de lateral-direito, deu a volta por cima depois da lesão de Gabriel Dias, assumiu a titularidade e foi importante na campanha do acesso.
Estágio no Vasco
Sem contrato, Léo Matos já não treinava com o restante do elenco desde a reapresentação para a pré-temporada, ocorrida no dia 8 de dezembro. Ele vem fazendo uma espécie de "estágio" como supervisor e deve assumir uma função na diretoria do Vasco, embora seu papel ainda não tenha sido explicado.
No ano passado, Léo já havia dito que recebeu um convite do diretor-esportivo Paulo Bracks nesse sentido.
- Tenho o interesse em seguir no futebol em um cargo como supervisor ou coordenador. Logicamente não vou começar como chefe. Ainda não sei de fato o que o Paulo imagina, ainda precisamos conversar para eu entender. Mas ficar no Vasco em um cargo de supervisão para fazer essa conexão entre jogadores e direção, para eu seguir no futebol, tem que ser isso. Estou entusiasmado, mas vamos ver - disse em entrevista ao podcast "Fora do Jogo" na ocasião.
Fonte: Globo Esporte