Futebol

Pela primeira vez, três campeões iniciam 2º turno na degola

Pela primeira vez desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado na fórmula dos pontos corridos, três clubes que já foram campeões no passado terminam o primeiro turno na zona do rebaixamento.

Fluminense, Santos e Vasco, tradicionais equipes do país pentacampeão mundial, ocupam as últimas colocações na tabela, ao lado do caçula Ipatinga, que estréia na elite do Nacional.

Desde 2003, a primeira metade da competição terminou, no máximo, com dois campeões na faixa da degola. Os três clubes do eixo Rio-São Paulo, porém, quebraram essa marca neste ano.

O Vasco, tetracampeão brasileiro, soma 19 pontos e ocupa a 17ª posição na tabela. Para tentar sair dessa situação trocou de técnico há uma semana: demitiu Antônio Lopes e contratou Tita. Na estréia do novo comandante, o clube cruzmaltino foi goleado por 5 a 0, no último domingo, diante do Vitória.

O Santos, bicampeão brasileiro e atual vice, soma 17 pontos e é o 18º. O time paulista já foi dirigido por três profissionais no certame: Leão foi o primeiro, seguido por Cuca, e agora o antigo auxiliar Márcio Fernandes encabeça a comissão técnica. No primeiro jogo dele, derrota para o Náutico por 1 a 0.

Campeão brasileiro em 1984 e atual vice-campeão da Copa Libertadores da América, o Fluminense tem 16 pontos e, ao final do primeiro turno, demitiu Renato Gaúcho - após a derrota para o lanterna Ipatinga. Aposta em Cuca, que já trabalhou no Botafogo e no Santos neste ano, para subir na tabela.

Fonte: Pele.Net