PC Gusmão rejeita favoritismo do Goiás e relembra sucesso com o Itumbiara
Ainda sem os medalhões, o Vasco vai até o Serra Dourada para encarar o Esmeraldino com um grupo de jovens aventureiros em busca de sua pedra mais preciosa: uma vitória capaz de tirar o time da zona de rebaixamento. Hoje, às 21h50, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, o time enfrenta o Goiás sob o comando do técnico Paulo César Gusmão, velho conhecido daquelas bandas e dono do mapa da mina a serviço do Gigante da Colina.
Tudo isso porque foi no Serra Dourada que o treinador garimpou seu título mais surpreendente na carreira. Em 2008, à frente do Itumbiara, PC desbancou o Goiás, todo-poderoso do estado, e levantou a taça de campeão estadual com duas vitórias dentro do principal palco do futebol goiano.
Não ligo para qualquer história de favoritismo. Em 2008, quando vim jogar aqui com o Itumbiara, disseram também que o Goiás era favorito e eu levei lembrou.
Além do técnico, contratado para fazer o Vascomudar de vida no Campeonato Brasileiro, o time terá a sua disposição uma penca de jogadores que estão em busca do enriquecimento rápido nas terras do Planalto Central. O jogo contra o Goiás será o primeiro de cinco em que nomes como Titi, Ernani, Romulo, Jeferson, Jonathan e Nunes tentarão garantir o espaço antes do retorno de titulares como Fernando, Ramon e Carlos Alberto. Isso sem contar com os contratados Felipe, Zé Roberto e Éder Luís, que terão condição de jogo apenas em agosto.
Vamos aprendendo com a experiência dos mais velhos, com tudo que viveram no futebol. Estou começando, o que for de melhor, o que puder fazer em campo, vou fazer. O que mais quero é fazer parte do grupo principal disse o estreante Jonathan, de 19 anos.
Serve de motivação para a expedição vascaína no Serra Dourada o fato de que o time venceu os dois últimos jogos que fez no estádio. Resta saber se o Vasco voltará para o Rio com uma vitória de ouro na bagagem.
Bate-Bola - Paulo César Gusmão
O Vasco utilizará alguns jogadores jovens para esta partida contra o Goiás. Você acha que apostar nesses jogadores neste momento é o caminho mais correto?
Não era o momento dos jovens serem lançados, mas, pela situação, nós precisaremos fazer isso.
Sendo assim, esse sangue novo na equipe pode dar um ânimo a mais aos jogadores mais experientes para mudar a situação no Brasileiro?
É importante a gente mesclar para ter um equilíbrio entre os jovens e os mais experientes. Cada um tem uma parcela para reerguer o Vasco.
Penúltimo colocado, a situação do Vasco no Brasileiro não é boa. Além desse fator, o Goiás joga em casa, o que faz muitos acreditarem que o Esmeraldino é o favorito para a partida. Como você trabalhou isso com seus jogadores durante a semana?
Quando eu treinava o Itumbiara, davam que o Goiás era o favorito e levamos o título do Campeonato Estadual. Com o Ceará, neste Brasileiro, foi a mesma coisa. Cada um tem de cuidar do que diz e fazer por merecer.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)
- SuperVasco