Futebol

Paulo Vinícuis Coelho analisa Vasco x La U

O primeiro tempo do Vasco no empate com a Universidad de Chile foi sofrido.
O segundo, sofrível.
Mas antes de criticar o Vasco, dominado pela equipe chilena na segunda etapa, é preciso exaltar o bom time montado pelo técnico argentino Jorge Sanpaoli.
Verdade que Cristóvão Borges errou, ao tirar Felipe de campo, o melhor da equipe poupado, em função da sequência de partidas.

La U, no entanto, deve ser o foco. O time é muito bom. Sanpaoli é cria das divisões de base do Newell\"s Old Boys e trabalhou lá enquanto o técnico era Marcelo Bielsa. Seu sistema é idêntico ao usado por Bielsa no Newell\"s, Vélez, seleção argentina e seleção chilena: 3-3-1-3.

Há uma diferença fundamental entre o 3-3-1-3 de Bielsa e o 3-4-3 do Barcelona de Cruyff (leia abaixo).
O sistema de Bielsa e da Universidad de Chile tem três zagueiros (Marcos González líbero, Osvaldo González e Rojas), três atacantes (Eduardo Vargas, Canales e Castro), mas o meio-de-campo não é formado num losango.

São três homens em linha (Aránguiz, Díaz e Mena), com um armador à frente deles: Lorenzetti, substituído no intervalo por Rodriguez.

\"Eles têm linha muito próximas, o que difitulta a entrada na defesa\", definiu Juninho Pernambucano no intervalo do jogo. \"Jogam como na Europa.\"
Taticamente, a Universidad de Chile é quase perfeita.
Vai ser difícil o Vasco passar.

Fonte: Blog Paulo Vinícius Coelho