Futebol

Paulo Bracks: 'Vasco tem total interesse de jogar no Maracanã'

O diretor de futebol Vasco, Paulo Bracks, foi assertivo ao falar sobre o interesse do clube em mandar jogos no Maracanã. Em entrevista à ESPN, ele destacou que a intenção é sim participar do consórcio e que é um direito de todos os clubes do Rio de Janeiro disputar partidas no estádio.

- Vasco tem total interesse de jogar no Maracanã. São Januário é a casa do Vasco e a gente sentiu isso na reta final da Série B, fez muita diferença e a gente sabe disso, mas não cabe a torcida. A gente tem interesse de entrar nesse processo do Consórcio, sendo transparente, limpo, a gente tem tudo para entrar nessa divisão. O Vasco precisa brigar sim por ter o Maracanã que é um estádio de todos aqui no Rio de Janeiro - destacou.

Paulo não poupou elogios ao meio-campista Marlon Gomes, jovem promessa da base vascaína que ao lado de Andrey Santos, também oriundo das divisões de base do clube, mas hoje no Chelsea, é um dos destaques da Seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria e destacou o interesse que o jogador dispute a temporada toda no Vasco.

- A torcida pode ficar tranquila, porque ele é atleta do Vasco, a gente pretende que faça um grande ano conosco. Mas é óbvio que um atleta desse nível vai despertar o interesse no mundo todo e isso é positivo. A gente quer sempre que os nossos atletas estejam em evidência. Significa que a gente está performando em alto nível - disse o dirigente.

Se aproximando da 10ª contratação para a temporada, Bracks também falou sobre o planejamento do clube na montagem do elenco para a temporada 2023. Segundo ele, o objetivo é ter o grupo quase todo fechado a partir de abril, deixando espaço apenas para reforços pontuais.

- A gente planeja ter em abril 80 a 90% desse elenco montado. Objetivo para 2023 é ser competitivo. Temos três premissas para contratar: a qualidade do jogador, como ele encaixa dentro do nosso elenco e qual o plano futuro desse jogador, se ele vai render só esportivamente ou se também pode render financeiramente no futuro - explicou.

O Vasco ocupa atualmente a quinta colocação do Campeonato Carioca, com cinco pontos marcados em três jogos. A equipe titular estreou na competição na última quarta-feira com vitória sobre a Portuguesa, gols de Nenê e Gabriel Pec. O time volta na próxima segunda-feira, às 20h, contra o Volta Redonda no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Confira outros tópicos da entrevista:

Papu Gomez

- É uma situação que não houve proposta e não fomos pra mesa nem do Sevilla, nem do jogador. Não há nenhuma chance do atleta vestir a camisa do Vasco.

Planejamento

A gente planeja ter em abril 80 a 90% desse elenco montado. Objetivo para 2023 é ser competitivo. Temos três premissas para contratar: a qualidade do jogador, como ele encaixa dentro do nosso elenco e qual o plano futuro desse jogador, se ele vai render só esportivamente ou se também pode render financeiramente no futuro.

Lei da SAF

- Nada chegou até mim que possa atrapalhar a nossa gestão do futebol. Os clubes tem regimes diferentes. Sobre o Vasco, que posso falar, é que está tudo certo. Não tem nenhum tipo de problema ou preocupação ou um fato novo que possa atrapalhar o resto da temporada.

Maracanã

- Vasco tem total interesse de jogar no Maracanã. São Januário é a casa do Vasco e a gente sentiu isso na reta final da Série B, fez muita diferença e a gente sabe disso, mas não cabe a torcida. A gente tem interesse de entrar nesse processo do Consórcio, sendo transparente, limpo, a gente tem tudo para entrar nessa divisão. O Vasco precisa brigar sim por ter o Maracanã que é um estádio de todos aqui no Rio de Janeiro.

Mandar jogos fora do Rio

- Se perguntar para o futebol, sempre querem jogar aqui no Rio. Mas a gente entende que para a marca Vasco é importante jogar no Brasil. Esportivamente a gente sabe que é importante jogar em casa, mas o Vasco tem casa no Brasil todo

.Marlon Gomes

- Esse é o risco de ter uma base tão forte. Mas é um risco positivo que tem fruto dentro de campo. Vários clubes querem chegar perto do que o Vasco faz na base. Rica em talento e atletas em projeção. O Andrey a gente sabia que ia ser difícil de segurar. A gente conseguiu uma renovação para conseguir fazer uma boa negociação por ele. O Vasco tem uma fábrica muito forte, uma linha de sucessão dentro do clube. O Marlon Gomes sai daqui convocado como titular do time. A gente espera que ele retorne, sabemos o quanto ele é um atleta de altíssimo nível.

- A torcida pode ficar tranquila, porque ele é atleta do Vasco, a gente pretende que faça um grande ano conosco. Mas é óbvio que um atleta desse nível vai despertar o interesse no mundo todo e isso é positivo. A gente quer sempre que os atletas do Vasco estejam em evidência. Significa que a gente está performando em alto nível. A gente quer que esse moral sempre cresça com atletas d enome e qualidade. A gente tem uma fonte muito boa e que a gente vai fomentar com calma. Com certeza a gente vai colher esse fruto na frente, com essa safra sendo mudada, com jogadores no profissional, que é o objetivo da base, e também no mercado internacional.

Nenê

- Ele se entrega todo dia, é um jogador adorado pelos torcedores. Tem contrato até abril, então não vou entrar nesse tema. Está jogando, hoje é titular, está fazendo gols. Temos tempo para tratar esse tema.

Posições em foco para contratações

- Temos atletas no elenco brigando por espaço e também do sub-20. Então prefiro não falar sobre posições de necessidade nesse momento. Buscamos jogadores para compor esse elenco, estamos longe de abril, então é um processo na montagem desse elenco.

Fonte: Globo Esporte