Futebol

Paulinho se torna um dos pilares do Vasco na reação do time no Brasileirão

- Eu gosto muito do Vasco, sou muito vascaíno. Eu entendi que era o momento de retornar para cá. É um momento delicado, mas nada é impossível.

Exatamente um mês após a declaração acima, em sua apresentação no Vasco, Paulinho deu vida às palavras e se tornou um dos pilares do time na campanha de retomada no Campeonato Brasileiro. Caiu nas graças da torcida e ajudou a organizar o meio-campo. Assumiu papel de destaque na equipe de Ramón Díaz e está realizando não apenas o seu, mas o sonho da família inteira.

Há seis anos, o meia deixou o Brasil sem sequer estrear no futebol profissional. Saiu da base do Fluminense e rodou por Portugal e Arábia Saudita até ser contratado pelo Vasco em julho deste ano. Em 2022, o Botafogo já havia tentado repatriar Paulinho, mas o jogador esperou um ano mais para voltar ao Brasil e vestir a camisa dos seus sonhos.

Revelado pelo rival tricolor, Paulinho é torcedor do Vasco. Ele e toda a família, que, desde a sua coletiva de apresentação, no dia 27 de julho, não tira os olhos do jogador. A pressão que vem da arquibancada se reflete também em casa, com o pai vascaíno fanático. Mas a cobrança também vem do próprio atleta, que chegou ao Rio com a missão de fazer o time jogar.

- Às vezes muitos não querem assumir esse desafio, eu sou um cara movido a desafios. Eu aceitei o projeto porque foi um bom projeto para mim, porque é o meu time do coração e porque é um grande desafio. Eu estou disposto a assumir esse desafio - disse Paulinho.

O jogador, de 26 anos, realmente não fugiu da responsabilidade. E seu amor pelo clube é um combustível que também move a torcida, que já se declara a Paulinho na web. No último domingo, por exemplo, uma cena ganhou as redes: o camisa 18 comemorando muito a vitória em cima do Atlético-MG e indo ao encontro da família que estava no Maracanã (vídeo acima).

Depois de estrear contra o Corinthians, entrando no segundo tempo, Paulinho foi titular contra o Grêmio em tarde de grande atuação em São Januário. Ali começou a retomada do Vasco, que, desde então, não perdeu mais no Brasileiro. São duas vitórias e um empate nos três jogos em que o meia virou titular com Ramón Díaz. Foi bem ainda contra Bragantino e Atlético-MG.

Paulinho pelo Vasco:

  • 4 jogos - 3 como titular
  • 4 finalizações
  • 2 grandes chances criadas
  • 9 desarmes
  • 123 passes certos
  • 18 passes errados
  • 87% de acerto nos passes tentados
  • 50% de acerto nos cruzamentos
  • 14 faltas cometidas
  • 14 faltas recebidas

A evolução do Vasco, sem dúvidas, passa pela entrada de Paulinho. Ao lado dele, Medel, Praxedes e Vegetti - todos contratados na segunda janela - são os rostos que representam a virada do time, que cresceu sob o comando de Ramón Díaz.

O encaixe do meio-campo do Vasco, que se acertou com o trio Zé Gabriel-Paulinho-Praxedes vai ser motivo de dor de cabeça para Ramón. Principal contratação do clube, Dimitri Payet ficará à disposição para a 22ª rodada, contra o Bahia. Quem sai do time? A tendência é que o treinador argentino mexa no esquema tático para não ter que abrir mão do entrosamento do seu trio de meio-campistas.

Mas isso é problema para semana que vem. Com o trio em campo, o Vasco enfrenta o Palmeiras neste domingo, às 18h30, no Allianz Parque.

Fonte: ge