Paulinho se torna a mais nova promessa do PROMOVE
PAULINHO, NOVA PROMESSA DO PROMOVE
Paulo Henrique Sampaio Filho, mais conhecido como Paulinho, atacante do Club de Regatas Vasco da Gama e o primeiro atleta da geração 2000 a marcar um gol no Campeonato Brasileiro. Logo após completar 17 anos (no dia 15/07), o jovem atleta teve o seu primeiro jogo como titular na equipe profissional do clube, marcou dois gols e garantiu a vitória do Vasco sobre o Atlético-MG fora de casa.
Com as brilhantes atuações dentro de campo, em 2016 o atleta foi incluído no Projeto Promove após sua promoção a equipe SUB-17. Os responsáveis do mesmo foram convidados para uma reunião para serem apresentados ao programa, esclarecendo as dúvidas e definindo os objetivos, para junto aos profissionais do clube auxiliar na formação do jovem jogador.
– Conversamos com os pais do Paulinho em 2016, com intuito de demonstrar a proposta do programa e os serviços em horários integrais disponíveis para o atleta, conciliando os estudos e os treinamentos. A excelente base familiar que o atleta possui facilita qualquer promoção do mesmo – Disse o Coordenador Científico da Base Prof. Carlos Herdy.

Paulinho em um dos atendimentos realizados pelo PROMOVE, voltado para a osteopatia.

Na foto, Paulinho acompanhado dos outros atletas do PROMOVE, em palestra do Prof. Rodolfo Alkimim sobre Dopping Esportivo, realizada no auditório do CAPRRES-Base.
Um dos trabalhos realizados pelo setor da fisiologia do clube sempre foi o acompanhamento dos atletas pelas avaliações físicas, através de testes cardiovasculares, de flexibilidade, morfológicos, potência, acompanhamento do processo de crescimento,maturacional e de desequilíbrio muscular. Mediante isso, é possível observar a grande evolução do Paulinho desde 2015. O atleta aumentou em 34% a sua massa muscular e em 35% o nível de flexibilidade, além de sempre apresentar resultados de excelência na avaliação cardiovascular, de potência dos membros inferiores, no FMS e nas outras avaliações realizadas no clube. Sempre melhorando entre os períodos de avaliação e se destacando pelos resultados obtidos. Outro detalhe importante, foi que o atleta sempre esteve dentro dos parâmetros maturacionais, de acordo com a sua idade, demonstrando assim bons rendimentos para sua faixa etária, mas sempre jogando em idades avançadas.
Paulinho realizando avaliação no CAPRRES Profissional, atividade que integra o PROMOVE.
Além disso, com as constastes convocações para a Seleção Brasileira, o atleta necessitava de um cuidado redobrado. A partir disso, sempre ocorreu uma interação entre os setores do Vasco e a CBF, trocando informações e relatórios sobre o desempenho e características físicas do atleta, visando o melhor aproveitamento do mesmo em todas as ocasiões.
– O Setor de Fisiologia da CBF tem o cuidado de sempre enviar ao clube um relatório com todas as informações referentes às atividades que o atleta realizou durante o período que esteve em convocação com a Seleção Brasileira. Atualmente isso ocorre em todas as categorias o que melhora a comunicação com os clubes e aumenta o cuidado com o atleta da Seleção Brasileira. Esse “feedback” de informações possibilita que os profissionais dos clubes administrem melhor a carga de treinamento ao retorno do atleta, o que diminui a probabilidade de lesões decorrentes de uma sobrecarga de treinos. Uma troca de informação similar clube/CBF ocorre quando o atleta é convocado, o que é de extrema importância, uma vez que melhora o controle e potencializa o desempenho do atleta – Explica o Fisiologista da CBF, Guilherme Passos.
Em sua noite de estréia como titularda equipe profissional o jovem atleta brilhou. Marcou dois gols, deu lençol, e não só por isso, mas por toda a sua atuação durante os 90 minutos de jogo, arrancou elogios de todos os comentaristas e jornalistas do meio esportivo. Foi notícia em vários meios de comunicação, inclusive nos meios internacionais, onde o jornal espanhol Marca publicou uma matéria mencionando o grande talento do jogador.
Paulinho é um jogador criado inteiramente dentro do clube. Integra as categorias de base desde o início da sua carreira como jogador, aos 9 anos de idade, além de estudar no Colégio Vasco da Gama e fazer parte do PROMOVE. Atualmente, tornou-se o novo xodó da torcida cruzmaltina.
Fonte: Programa Promove- SuperVasco