Futebol

Passada a crise, Vasco, com Dodô, encara o ASA-AL pela Copa do Brasil

Animado após a vitória sobre o Fluminense no último domingo, o Vasco tentará provar que a boa fase permanece nesta quarta-feira, às 21h50, quando enfrenta o ASA-AL, em São Januário, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Para avançar às oitavas-de-final da Copa do Brasil e enfrentar Ceará ou Corinthians-PR, o Cruzmaltino, além da vitória, pode empatar em 0 a 0. Igualdade, a partir de 2 a 2, ou derrota, classifica os alagoanos. Novo 1 a 1 leva a decisão da vaga para as penalidades máximas.

O clube vivia um princípio de crise durante a semana que passou. Após a derrota para o Americano por 3 a 2, quarta-feira passada, pelo Estadual do Rio, Vagner Mancini foi demitido e Gaúcho, ex-técnico dos juniores, assumiu o comando da equipe interinamente. Mesmo às pressas, ele armou bem sua equipe que derrotou o Tricolor por 3 a 0. O profissional reconheceu que a tensão estava atrapalhando.

“Em minha visão, o que mudou foi a descontração. Entendo que o grupo estava tenso e chegou uma nova filosofia com outra maneira de pensar. Como fui formado aqui sei o temperamento do clube. De repente, como o Mancini era de outro estado sentiu mais dificuldade”, avaliou.

A diretoria do Vasco não parece ter pressa em anunciar o nome do novo técnico. Caso Gaúcho permaneça acumulando bons resultados, ele irá permanecer no comando. As negociações vêm acontecendo à surdina e o nome de Abel Braga surge como o preferido no momento. Independentemente disso, os jogadores preferem ficar fora desse assunto e preferem enaltecer o trabalho do atual “professor.”

“Limito-me a fazer minha função que treinar e ajudar o técnico do Vasco. Apoio todos que estiverem aqui. Foi assim com o Dorival e o Mancini. Quanto aos possíveis nomes, prefiro deixar a diretoria responder. Posso dizer que hoje não temos um interino no comando. Temos um treinador, que é o Gaúcho”, analisou o goleiro Fernando Prass.

Em relação ao time, Gaúcho fez apenas duas em relação ao time que derrotou o Fluminense. Dodô ganha uma chance entre os titulares por conta da lesão de Jéferson. Desta maneira, Philippe Coutinho foi recuado para o meio-campo e Elton fará companhia ao “artilheiro dos gols bonitos” no ataque.

O jogador perdeu a vaga no time titular desde que perdeu dois pênaltis na derrota do Cruzmaltino para o Flamengo por 1 a 0, pela quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. O jogo foi realizado no dia 14 de março. Desde então, o time fez quatro partidas e o atacante entrou no decorrer do confronto em todas elas.

“A vida de jogador de futebol é assim. Precisamos trabalhar e esperar por uma oportunidade. Quando eu saí do time respeitei todos meus companheiros, assim como sempre fiz na minha carreira. O Vasco é o mais importante. Acabei treinando mais porque fiquei na reserva. Agora vamos ver como estarei no jogo. O resultado final acaba contando mais”, analisou.

Historicamente, a Copa do Brasil reserva surpresas aos grandes clubes. O Vasco, por exemplo, chegou a ser eliminado, por exemplo, por XV de Campo Bom-RS e Baraúnas-RN, nas edições de 2004 e 2005, respectivamente. Concentrado na partida, Fernando Prass pediu que sua equipe seja organizado no sistema defensivo. O goleiro reconhece que pelo fato de atuar em casa, o Cruzmaltino precisará atacar os alagoanos, mas não pode esquecer a retaguarda.

“Precisaremos estar concentrados para não dar espaços e marcar em cima. Nada vai adiantar se pressionarmos o adversário caso nossa defesa fique desguarnecida. Se isso acontecer, eles poderão se impor. O preenchimento de espaços será uma virtude para impedirmos os contra-ataques”, analisou.

A humildade vem pautando o trabalho do ASA. O técnico Vica chegou a declarar mesmo antes da primeira partida que não guarda tanta expectativa para essa competição. No entanto, se engana quem pensa que o Vasco encontrará facilidade.

“O objetivo do ASA é surpreender. Não estamos pensando na Libertadores como o Vasco. Queremos é realizar um grande trabalho”, avaliou o treinador.

VASCO x ASA-AL

Data: 31/03/2010 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Transmissão na TV:
Globo e Bandeirantes para o Rio de Janeiro e ESPN para todo o país (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

Vasco
Fernando Prass; Elder Granja, Titi, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Nilton, Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho; Dodô e Elton
Técnico:
Gaúcho (interino)

ASA-AL
Paulo César; Kal, Plínio e Sílvio; Cléber, Lê, Jota, Rodriguinho, Fábio Lopes e Didira; Júnior Viçosa
Técnico: Vica

Fonte: UOL Esporte