Imprensa

Parabéns FJV! 39 anos da torcida que revolucionou as arquibancadas

Wevergton Brito Lima*

Parabéns FORÇA JOVEM pelos seus 39 anos! De um sonho inicial de jovens do subúrbio do Rio você hoje é uma marca eternamente ligada à história do Vasco e mobiliza vascaínos por todo este nosso imenso país. Ontem, em Teresina, no jogo Vasco x Flamengo-PI, centenas de pessoas envergavam, ao lado da sagrada cruz de malta, a sigla famosa: FJV. A maioria jamais esteve no Rio, mas todos fazem parte desta imensa família de vascaínos fanáticos.

Quando a FORÇA foi fundada, em 1970, o Brasil vivia a era negra da ditadura militar. Como a vocação do Vasco é para a democracia, o nosso Clube não estava, naqueles anos, em uma fase muito vitoriosa. Isso não impediu que aquele pequeno grupo crescesse de maneira espantosa. Em pouco tempo o marasmo que existia nas arquibancadas, fruto do ambiente opressivo em que o país vivia, foi quebrado por uma torcida que tinha três qualidades fundamentais: GARRA, CORAGEM E UNIDADE. Naqueles heróicos tempos nenhuma torcida era mais vibrante do que a FJV, nenhuma torcida tinha mais denodo do que a FJV, nenhuma torcida era mais unida do que a FJV. Para surpresa dos nossos adversários, de repente surgiu diante de seus olhos um “monstro” que eles não sabiam como combater. Na década de 80 então, no auge da FORÇA, era até covardia. A FJV neste período consolidou seu nome como a maior e mais apaixonada torcida organizada do Brasil, fato reconhecido mesmo pelos rivais mais empedernidos.

Nestes 39 anos muitas foram as figuras que contribuíram para a grandeza da FORÇA. Seria injusto citar alguns nomes, entre tantos que deram parte de suas vidas para construir a mística da FORÇA JOVEM.

Hoje, sendo jovem apenas no espírito sempre vascaíno, acompanho de longe a trajetória daquela que nunca deixou de ser a minha torcida. Estou orgulhoso das atitudes maduras e do fanático compromisso com o Vasco que esta nova direção da FORÇA vem demonstrando. Já sinto que alguma coisa mudou nas arquibancadas. A FORÇA está mais vibrante, mais unida e mais apaixonada. Depois de um período de crise interna, a FJV voltou a compreender que não basta ser grande numericamente, é preciso ser grande nas atitudes, nos gestos e no amor ao Vasco.

Vida longa à FJV! Se o Vasco é eterno a FORÇA JOVEM o acompanhará eternamente, pois NÃO EXISTE NADA MAIS BRASILEIRO DO QUE SER VASCAÍNO, E NÃO EXISTE NADA MAIS VASCAÍNO DO QUE SER FORÇA JOVEM.



Wevergton Brito Lima é jornalista e tem 43 anos

Fonte: Site oficial da Força Jovem: www.forcajovem.com.br