Imprensa

Para quem Ramón Díaz teria comunicado a sua saída? Jornalista esclarece

A goleada humilhante sofrida pelo Vasco para o Criciúma causou efeito imediatos no clube. Logo depois da derrota por 4 a 0, neste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, a diretoria do Vasco anunciou a saída do técnico Ramón Díaz. O clube não informou se houve pedido de demissão ou se foi uma decisão do próprio clube, o que acabou gerando uma guerra de versões entre as partes. Mas, de acordo com a apuração da Trivela, a decisão teria partido do próprio técnico argentino logo depois da derrota deste sábado.

Além de Ramón Díaz, o auxiliar técnico e seu filho Emiliano Díaz, e a comissão técnica também deixam o clube. Apesar da expectativa por um pronunciamento do CEO Lúcio Barbosa, em São Januário, o clube adotou o silêncio neste momento.

Ramón Díaz foi demitido ou pediu demissão?

De acordo com apuração da Trivela, Ramón Diaz anunciou que estava deixando o clube logo após o fim do jogo deste sábado. Na chegada ao vestiário, ele reuniu a comissão técnica, os jogadores e o gerente de futebol Clauber Rocha para comunicar a sua saída do clube. O CEO da SAF, Lúcio Barbosa, não estaria presente. Com o pedido de demissão de Ramón Díaz, o clube anunciou, logo depois, a saída do técnico e de Emiliano Díaz no X (Twitter).

No entanto, em pronunciamento feito na sala de imprensa de São Januário, Ramón e Emiliano Díaz afirmaram terem sido demitido pelo Twitter (x). Os dois não abriram espaço para perguntas dos jornalistas.

– Queria agradecer a todo mundo do Vasco. Fizemos história no primeiro torneio que a gente disputou aqui. Momento duro, a gente não esperava terminar dessa forma. Sempre vão ter um vascaíno aqui, é um clube enorme. Não gostei da forma que acabou. Acho que merecíamos outro tipo de respeito. Não ser demitido por Twitter, porque fizemos muito pelo Vasco. Futebol é assim – afirmou Emiliano Díaz.

– Agradeço a todos os vascaínos. Não esperávamos ser demitidos pelo Twitter. Merecíamos outra coisa. Falei com os jogadores, tenho que agradecer porque me deram um carinho enorme. Seguramente, em algum momento nos encontraremos. Somente tenho que agradecer o carinho que recebemos no Brasil – completou Ramón Diaz.

Com esta disputa pela narrativa sobre a saída de Ramón Díaz e Emiliano Díaz, também se cria uma briga pela rescisão contratual. A dupla da comissão técnica deve entrar na disputa pelo valor da multa alegando que foi demitido, enquanto, para o Vasco os dois se demitiram.

Como foi a passagem de Ramón Díaz pelo Vasco

Ramón Díaz estava no Vasco desde julho de 2023. Ele chegou ao clube no fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro e foi essencial para livra o time do rebaixamento para a Série B. Na atual temporada, no entanto, o técnico vinha encontrando dificuldades para desenvolver o trabalho no clube. E ainda se incomodou com questões internas, como a falta de reforços e os problemas no processo de contratações da SAF, comandada pela 777 Partners.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 partidas, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, o que representa um aproveitamento de 50%. Neste período, no começo de 2024, o Cruz-Maltino ainda teve outros dois jogos em que foi comandado por William Batista, então treinador do sub-20, enquanto Ramón Díaz estava com o elenco principal na pré-temporada, no Uruguai.

Quem assume o Vasco no lugar de Ramón Díaz?

Ao anunciar a demissão de Ramón Diaz, o Vasco também confirmou que Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai assumir o time de forma interina. Na próxima quarta-feira (1), o Cruz-Maltino já enfrenta o Fortaleza, no Castelão, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil.

Fonte: Trivela