Clube

Para que serve a reunião do próximo dia 7 e próximos passos sobre a 777

O Vasco movimentou o assunto da Sociedade Anônima do Futebol na sexta-feira com duas convocações: a da Junta Deliberativa para o próximo dia 5 (terça-feira) e do Conselho Deliberativo para o dia 7 (quinta). Em resumo, mais um passo será dado rumo à venda de 70% das ações da futura SAF à 777 Partners.

Mas o assunto ainda provoca dúvida em alguns torcedores e interessados. Afinal, os conselheiros vão ter acesso à íntegra da proposta vinculante? Para que serve a reunião da próxima quinta-feira? Vai haver votação no Conselho? Quando será a Assembleia Geral Extraordinária?

Presidentes dos poderes do Vasco tiveram acesso à proposta da 777 Partners nesta sexta — Foto: Divulgação / Vasco
Presidentes dos poderes do Vasco tiveram acesso à proposta da 777 Partners nesta sexta — Foto: Divulgação / Vasco

No sentido de sanar esses questionamentos, o ge preparou uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:

Para que serve a reunião do Conselho Deliberativo no próximo dia 7?

As duas principais pautas da reunião são: conhecer e discutir a proposta de capitalização da SAF por meio de ativos do Vasco; e conhecer e discutir os termos e condições gerais da negociação para aquisição de 70% de participação societária em eventual SAF a ser constituída pelo Vasco.

O objetivo do encontro é abastecer os conselheiros com algumas informações e promover o debate. O ge apurou que um representante da 777 Partners (provavelmente um diretor da Matix Advisors, intermediária do negócio) vai realizar uma apresentação e tirar dúvidas. Os membros da Comissão Especial estarão presentes na reunião para tomar nota dos principais pontos discutidos e incluir no parecer.

A comissão tem até quando para emitir o parecer?

15 dias (prorrogáveis por mais 10, caso haja a necessidade). A comissão, portanto, tem até o dia 21 de julho, mas o grupo confia na conclusão bem antes do fim desse prazo.

Os conselheiros terão acesso à íntegra dos contratos?

Não. Além dos membros da Comissão Especial do Conselho Deliberativo e do Conselho de Beneméritos, os únicos que tiveram acesso à íntegra da proposta vinculante foram os presidentes dos poderes do Vasco: Carlos Fonseca (Conselho Deliberativo), Antonio Peralta (Conselho de Beneméritos), Otto de Carvalho (Assembleia Geral) e Bruno Iglesias (vice-presidente da Assembleia Geral). A apresentação para eles aconteceu numa reunião na sede da KPMG, no Centro do Rio, na tarde da última sexta.

Vai haver votação no Conselho Deliberativo?

Sim - isso está programado desde a definição do rito de aprovação da SAF, ainda em março.

Mas isso não vai acontecer no encontro da próxima quinta, que, como explicamos, tem como objetivo apenas o debate e o abastecimento de informações. A reunião para que os conselheiros votem a proposta da 777 Partners só será convocada depois da emissão do parecer da Comissão Especial.

E se o Conselho não aprovar?

A última palavra será dos sócios do Vasco. Portanto, ainda que os conselheiros não aprovem a proposta da 777 Partners, o assunto será levado para a Assembleia Geral Extraordinária.

O Vasco precisa obedecer algum prazo para aprovar o acordo?

Não. O acordo com a 777 Partners não prevê prazo para que o Vasco conclua seu rito interno de aprovação.

O Vasco vai divulgar novas informações sobre a proposta?

Provavelmente sim. O clube planeja nos próximos dias divulgar um complemento de informações para que o público geral avance no conhecimento da proposta da 777 Partners. Isso deve acontecer antes da emissão do parecer. O objetivo é estimular o debate, verificar as reações e dar a maior transparência possível ao processo.

O que é a Junta Deliberativa?

É a reunião dos presidentes dos poderes do clube para análise da situação dos sócios e fechamento da lista do que estão aptos a votar. A partir desse encontro, abre-se um prazo de cinco dias para impugnação dos sócios e mais dois dias para análise das impugnações. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (5/7).

Quando será a AGE?

Com a convocação da Junta Deliberativa para a próxima terça-feira, a Assembleia Geral Extraordinária decisiva pode ser realizada a partir do dia 25/07, de acordo com o estatuto. A ideia do presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, pretende fazer a votação em um sábado. Portanto, o dia 30 de julho desponta como data mais provável, embora o martelo ainda não tenha sido batido.

Vale lembrar que a AGE só será convocada depois que o Conselho Deliberativo apreciar o assunto. Não existe a possibilidade de haver convocações simultâneas.

O Vasco vai poder virar SAF no meio da Série B?
 

Sim, não há qualquer impeditivo para isso. O que a CBF não permite é a transferência de contratos de jogadores e membros da comissão técnica de um CNPJ para outro no decorrer de uma competição. Portanto, assim que os sócios aprovarem, o Vasco poderá perfeitamente dar início à transição para SAF, mas terá que firmar no papel com a 777 Partners a possibilidade de transferir esses contratos após o fim da Série B.

E quando será injetado dinheiro em reforços?

A janela de transferências abrirá somente no dia 18 de julho. Portanto, nenhum jogador contratado poderia estrear antes dessa data. No entanto, é possível negociar e contratar antes disso, como já fizeram alguns clubes brasileiros nos últimos dias.

A 777 Partners só pretende colocar dinheiro após a aprovação da SAF, hoje prevista para ser votada no dia 30 de julho. A janela de transferências fecha em 15 de agosto. Nada impede, no entanto, que o clube abra negociações e encaminhe contratações antes da votação. Em conjunto com a empresa americana, o clube vem mapeando o mercado.

Fonte: ge