Clube

Para Dorival, capacidade de investimento pode impedir voo alto na elite

Algumas certezas já tomam conta de São Januário: a volta à Série A está praticamente concretizada, o clube tem a chance de se planejar para o ano que vem e tem, no elenco, peças que podem ser úteis na Primeira Divisão em 2010. No entanto, o homem que o clube escolheu para comandar o planejamento fez um alerta. Para Dorival Júnior, o Vasco precisará melhorar seu elenco para ser competitivo na elite do futebol brasileiro.

A vitória sobre o Guarani, que colocou o Vasco 12 pontos à frente do São Caetano, o quinto colocado na Segunda Divisão, tornou inevitáveis os questionamentos a Dorival sobre o futuro do Vasco na Série A. O treinador, que vem evitando falar sobre a Primeira Divisão antes da classificação matemática, revelou uma preocupação.

— Para montar um grande time, existe uma palavra mágica: investimento. Sem isso, não se faz time qualificado e competitivo.

O Vasco está se movendo atrás de recursos. Por enquanto, estamos atentos a revelações e a jogadores que estão dentro de nossa realidade. Neste momento, tentamos crescer pela exigência, pelo trabalho. Para ter o Vasco lutando por títulos nacionais, a distância ainda é um pouco maior — disse o técnico.

Desde o Estadual, quando o Vasco chegou a empolgar em algumas boas atuações, Dorival se caracterizou pela capacidade de chamar time e torcida à realidade. A avaliação que fez do momento do clube, no entanto, é retrato fiel do clube. A primeira cota paga pela Eletrobrás foi rapidamente consumida.

O futebol ficou com salários em dia, mas funcionários seguem com atrasos salariais, alguns por três meses.

Dorival tem sido cauteloso ao falar sobre sua permanência. Na verdade, o técnico quer evitar um discurso que pareça precipitado em relação ao acesso: — Tenho contrato até o fim do ano e uma vontade grande de permanecer. Mas tudo vai acontecer no momento certo.

Fonte: O Globo