Para Beto, ex-Jogador de ambos os Clubes, vai dar Vasco no jogão de hoje
Se você tentar listar as 10 maiores rivalidades do mundo, dificilmente deixará o clássico entre Vasco e Flamengo de fora. Por exemplo, na minha lista ainda constam (fora de ordem): Barcelona x Real Madrid; Milan x Juventus; Boca Jrs. x River Plate; Celtic x Rangers; Galatasaray x Fenerbahçe; Manchester United x Liverpool; PSV x Ajax; Olympiakos x Panathinaikos e Corinthians x Palmeiras. Posso até estar sendo injusto com alguns duelos tradicionais, como Porto x Benfica, Grêmio x Internacional, Cruzeiro x Atlético-MG e Bayern de Munique x Borrussia Dortmund, mas analiso dois aspectos para a escolha: expectativa entre os torcedores e a projeção no planeta.
Mesmo sendo uma boa polêmica, este post não tem essa intenção no momento. O objetivo aqui é fazer uma prévia do chamado Clássico dos Milhões, deste domingo, às 18h, no Maracanã. Essa nomenclatura começou na década de 50, após a construção do Maracanã, já que o confronto regional entre vascaínos e flamenguistas é o que reúne o maior número de torcedores do país. Ao todo, de acordo com as últimas pesquisas, o duelo some cerca de 59 milhões de fãs. Um jogo como esse só poderia ter um sabor especial e mobilizar toda uma semana na cidade. Até porque, este pode ser o único encontro dos rivais este ano, já que o Vasco jogará o Campeonato Brasileiro da Série B.
Os números do clássico são os seguintes:
344 jogos
133 vitórias do Flamengo e 477 gols marcados
121 vitórias do Vasco e 463 gols marcados
90 empates
O primeiro jogo foi no dia 29 abril de 1923, no estádio da Rua Paysandú, e terminou com o placar de 3 a 1 para o time da cruz de malta. Mas o Rubro-negro venceu mais decisões entre eles (13 a 6). Enquanto os vascaínos se orgulham de ter a maior goleada do confronto: 7 a 0, em 1931. Em contrapartida, a última partida deu Flamengo, por 1 a 0, com gol contra de Jorge Luiz, no Brasileirão de 2008.
Muitas histórias movem um confronto como esse. O que será realizado neste domingo não será diferente. Analisando as duas equipes e fazendo um embate entre os jogadores por posição, olha como ficou o time:
Bruno, Paulo Sérgio, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Williams, Nilton, Ibson e Carlos Alberto; Zé Roberto e Élton. Técnico: Dorival Júnior.
Ou seja... 6 x 6!
O ex-jogador Beto, que atuou nos dois clubes, disse ao Esporte na Área que se há um favorito para este jogo, e ele é o Vasco. Não concordo muito com esta posição. Acho que o Flamengo, mesmo com os últimos resultados pouco animadores, leva uma ligeira vantagem pela experiência e pelo conjunto. Mas também levo em consideração, o bom momento que vem mostrando o time do técnico Dorival Júnior. Será um verdadeiro Duelo de Titãs! Você não pode perder!
Para não ficar tirando o corpo fora, vou chutar um palpite para este clássico: Vasco 2 x 2 Flamengo.
- SuperVasco