Clube

Pai Santana foi enterrado em cemitério do Rio de Janeiro hoje

O corpo do ex-massagista do Vasco, Pai Santana, foi sepultado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Poucas pessoas ligadas ao clube estiveram presentes ao local, que estava lotado por causa do Dia de Finados. Boa parte dos dirigentes e do atual elenco cruz-maltino está no Peru, onde o time irá encarar o Universitario, pela Sul-Americana. Durante o enterro, os presentes cantaram o hino do Vasco e o tradicional grito de \"Casaca\".

Aos 77 anos, Eduardo Santana, o famoso Pai Santana, morreu na manhã de terça-feira vítima de uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Há tempos o ex-massagista cruz-maltino vinha aparecendo bem debilitado, tinha problemas na fala e se locomovia com o auxílio de cadeira de rodas desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 2006.

Massagista, pai de santo e ex-lutador de boxe, Santana chegou ao Vasco em 1953. Com passagens por Botafogo, Fluminense, Bahia e Seleção Brasileira, teve a imagem eternamente ligada ao clube de São Januário, especialmente por ter feito \"trabalhos\" a favor do Vasco em jogos importantes nas décadas de 1970, 80 e 90.

O pai de santo tinha vários rituais famosos, como acender velas no vestiário e estender uma bandeira do Vasco no gramado, se ajoelhar e beijá-la. Ele também costumava usar sempre roupas brancas. Uma história conhecida dá conta de que o massagista teria descido de helicóptero na Gávea e colocado um “trabalho” no campo do rival. Em seguida, o Vasco sagrou-se campeão carioca de 1977 na decisão por pênaltis.
 

Fonte: ge