Pai Santana confiava na permanência do Vasco em 2008; Relembre
Em 2008, a situação do Vasco também era de desespero. O time entrava na última rodada do Campeonato Brasileiro precisando vencer e torcer por uma combinação de resultados para permanecer na Série A. O Cruzmaltino não fez sua parte, perdeu para o Vitória em São Januário e acabou confirmando o descenso.
Na época, a equipe contou com a ajuda do eterno Pai Santana, que, semanas antes, havia falado ao Esporte Espetacular que confiava na permanência do Gigante da Colina na elite do futebol brasileiro. Quando questionado se o Vasco iria se manter na primeira divisão, a resposta foi sucinta:
- Se Deus quiser - afirmou o místico.
Aos 77 anos, Eduardo Santana, o famoso Pai Santana, morreu vítima de uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia, em 2011. Ele já sofria de problemas na fala e se locomovia com o auxílio de cadeira de rodas desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 2006.
O pai de santo tinha vários rituais famosos, como acender velas no vestiário e estender uma bandeira do Vasco no gramado, se ajoelhar e beijá-la. Ele também costumava usar sempre roupas brancas.
Massagista, pai de santo e ex-lutador de boxe, Santana chegou à São Januário em 1953. Com passagens por Botafogo, Fluminense, Bahia e Seleção Brasileira, teve a imagem eternamente ligada ao clube de São Januário, especialmente por ter feito "trabalhos" a favor do Vasco em jogos importantes nas décadas de 1970, 80 e 90.
- Pelo Vasco, eu faço tudo e mais um pouco - revelou.
Fonte: ge- SuperVasco