Futebol

Pacotão: Vasco 2 x 1 Coritiba teve mais cartões na 32ª rodada

 O fim de semana foi econômico em gols. A 32ª rodada teve média de apenas 1,9 por partida, e o Atlético-MG puxou, sozinho, essa quantia para cima, na goleada de 5 a 0 sobre o Náutico. Destaque do líder Cruzeiro, Éverton Ribeiro marcou o dele, que além de decisivo, foi uma pintura. Já Muriel, do Inter, contribuiu para a baixa dos números, ao fazer defesa espetacular no duelo com o Atlético-PR. E, se há poucos gols, jogadas inusitadas sobressaem. Teve drible desmoralizante de Romarinho, encenação de pênalti de Elias, do Botafogo, e uma bordoada de Jussandro, do Bahia, no gremista Vargas.

O grande lance da rodada veio da Vila Belmiro. O Cruzeiro mandava no jogo contra o Santos, mas estava difícil balançar a rede. O volante Nilton já havia perdido um gol cara a cara. Mas é nessa hora que surge o craque. O meia Éverton Ribeiro resolveu que, aos nove minutos do segundo tempo, decidiria a partida.

Nilton iniciou a bela jogada com um passe de trivela. Éverton recebeu a bola na ponta direita e encarou Mena. O lateral tentou dar o bote, mas o camisa 17 foi mais rápido e o deixou na saudade. Éverton invadiu a área, Alison apareceu na cobertura, dando um carrinho, mas também foi batido. A última vítima foi Gustavo Henrique, que, antes mesmo de esboçar reação, de frente para a jogada, viu o chute ser desferido com perfeição e foi ao desespero. Um golaço com a marca de Éverton Ribeiro, uma espécie de Dodô - conhecido como "artilheiro dos gols bonitos" - do meio-campo.

Defesas não rendem placas como gols, mas podem ter o mesmo peso. Muriel não foi capaz de evitar o gol decisivo de Dellatorre, que levou o Atlético-PR à vice-liderança do Brasileiro, mas brilhou com uma defesa de muita elasticidade. Paulo Baier cobrou escanteio da direita na medida para Luiz Alberto. O experiente zagueiro atleticano cabeceou como manda a cartilha, para o chão. Mas lá estava Muriel, calculando com perfeição a subida da bola e indo lá no alto para espalmar. Uma defesaça digna de selo.

Fonte: ge