Futebol

Pacotão da Colina

Com a proximidade do segundo turno do Brasileiro, a diretoria do Vasco correu atrás e apresentou ontem de forma oficial os quatro primeiros reforços da Era Dinamite. Os zagueiros Fernando e André, o volante Serginho e o atacante Allan posaram para fotos ao lado do presidente Roberto Dinamite, que vislumbrou um futuro melhor.

– Esses jogadores vêm para nos ajudar. Não só a sair dessa situação difícil, como a pensar em possibilidades melhores – disse Dinamite.

O reforço que mais chamou a atenção, claro, foi Fernando, revelado pelo rival Flamengo. Com o passado rubro-negro ainda vivo na memória de vários torcedores vascaínos e o contrato de dez meses já assinado, ele mostrou serenidade ao vestir a camisa do novo clube. Inclusive ao comentar supostas declarações do passado, quando teria dito que jamais defenderia oVasco em sua carreira.

– Quero deixar claro que não vim direto do Flamengo para o Vasco. Se eu disse isso (não vestir a camisa vascaína), não me recordo. E se realmente falei, foi imaturidade e já é passado. Um profissional não pode falar isso. A torcida será conquistada dentro de campo – garantiu o novo xerifão vascaíno.

Rapidamente, Roberto Dinamite pediu a palavra e tratou de pôr panos quentes no passado rubro-negro do zagueiro. E buscou até exemplos do passado para defender a contratação do jogador, já até criticada pela torcida na partida diante do Palmeiras, na última quarta.

– Nos últimos 15 anos, acho que só eu, Zico e Júnior não trocamos de lado. Isso aconteceu com Jean, Edmundo, Romário, Andrade e até o próprio Tita – completou Dinamite.

Calados, os outros reforços apenas observavam. André, antes no Macaé, e Allan, que deixou o Sport, foram revelados pelo próprio Vasco e voltaram ao clube com expectativa de superar o passado apagado. Eles têm contrato até o fim do ano, assim como o volante Serginho, ex-Ituano, e indicado por Tita.

– Não quero ser melhor do que ninguém. Só ajudar o Vasco – afirmou o meio-de-campo.

Fernando garantiu que não lembra de ter afirmado que jamais vestiria a camisa do Vasco em sua carreira

Quem são:

Nome: Sérgio Henrique Silva Guedes (Serginho)
Nascimento: 08/12/1979, em Rio de Janeiro (RJ)
Altura e peso: 1,79m e 73kg
Posição: Volante
Clubes: Botafogo (19922002); Vitória (2002); Bangu (2003); Caxias-RS (2004); Al SafaaLIB (2004); Remo (2005-2006); Atlético-MG (20072008); CRB (2008); Ituano (2008)

Nome: André Oliveira Farias
Nascimento: 10/02/1979, em Rio de Janeiro (RJ)
Altura e peso: 1,83m e 82kg
Posição: Zagueiro
Clubes: Uberlândia (MG), Unit (MG), América, CFZ e Macaé.

Nome: Allan Barreto da Silva
Nascimento: 9/8/1984, em Duque de Caxias (RJ)
Altura e peso: 1,77m e 78kg
Posição: Atacante
Clubes: Olaria, Vasco, Duque de Caxias, e Sport

Era titular pelo Ituano. Caso seja inscrito, tenho condições físicas para estrear já
Serginho, cabeça-de-área

Ingressei na base do Vasco em 1989 e saí em 2001. Volto para minha casa muito feliz
André, sobre sua volta para o Vasco

Opinão: \"É um bom reforço para o Vasco\"
Fernando é um zagueiro conhecido pela sua ligação com o Flamengo. Este, com certeza, será o principal problema na chegada ao Vasco.

Isso gera uma desconfiança natural por parte da torcida.

Mas o atacante Jean é um exemplo de que o que importa é o profissionalismo.

Para a atual conjuntura do sistema defensivo vascaíno, Fernando é um ótimo reforço. Ajudará muito, mas não é a solução.

A irregularidade e o fato de cometer erros bobos de vez em quando são seus principais defeitos. Mas sua eficiência no jogo aéreo, a liderança natural e a experiência com a cobrança de uma torcida exigente farão bem ao Vasco.

O problema é que ele deve levar tempo até ganhar ritmo de jogo e entrosamento, pois está parado há três meses.
Rodrigo Benchimol, repórter do l! que cobre o flamengo desde 2004

Opinão: \"Serginho erra poucos passes\"
Serginho, de 29 anos, foi titular do Ituano no Campeonato Paulista e na Série C nesta temporada. O jogador é conhecido nesta passagem por Itu pela qualidade na boa ligação entre defesa e ataque e por errar poucos passes durante os jogos que disputa.

Forte fisicamente, o volante desempenha bom papel na marcação no meio-de-campo, mas, por outro lado, carece ainda de velocidade em seu jogo. Além de proteger bem a defesa, Serginho costuma aparecer no ataque como elemento surpresa e leva grande perigo nos chutes de longa distância, em que mostra qualidade.
Israel Stroh, repórter Lance! em São Paulo

Opinião: \"André é seguro e se posiciona bem\"

André é um zagueiro seguro, que sabe se posicionar bem e comandar a defesa. O Vasco está precisando de um jogador assim. Ele tem qualidade técnica e é seguro tanto pelo alto como por baixo. É destro e joga pelos dois lados do campo. Comigo, atuava pelo lado esquerdo. Acredito que, se Tita pediu, é para que ele chegue e já possa jogar. André era o capitão do time e em todos os jogos comigo foi bem. Há um diferença de campeonato. Na Série A o nível é melhor, os atacantes são melhores, ele vai sentir um pouco, mas acredito que tem potencial para se adaptar e condições de fazer um bom trabalho. Só o tempo vai dizer.
Alexandre Gama, Técnico do Macaé

Fonte: Lance