Futebol

Os números do Vasco com Ramón Díaz

Com a vitória sobre o América-MG na última segunda-feira (25), o Vasco saiu da zona de rebaixamento pela primeira vez em 17 rodadas. O clube chegou a ocupar a última posição do Campeonato Brasileiro, mas saltou para a 15ª colocação após a chegada de Ramón Díaz. 

A recuperação do Cruzmaltino no Brasileirão se deve ao grande trabalho do técnico, que assumiu a equipe, em julho, na 19ª colocação com apenas nove pontos em 14 rodadas. Desde então, somou cinco vitórias – duas em São Januário, o que não aconteceu antes de sua contratação –, dois empates e três derrotas em dez partidas.

Existe um Vasco antes e depois da chegada de Ramón Díaz. Antes, o clube havia vencido apenas duas vezes no campeonato em 17 rodadas – um aproveitamento de 21,4%. Foram nove derrotas – uma delas por 4 a 1 para seu maior rival, o Flamengo –, 23 gols sofridos e 11 marcados. 

O depois mostra um time totalmente diferente. Com 56,7% de aproveitamento, a equipe marcou 15 gols e sofreu 11 em dez jogos sob o comando do treinador. Foram 30 grandes chances construídas, contra 19 em 14 partidas antes de sua chegada. Sem o técnico, o Vasco havia cedido 22 grandes chances para os adversários, mas, hoje, o número caiu para 12. 

Em dez jogos com Ramón, o clube ocupa a terceira colocação. Em 14 partidas sem ele, ocupou a penúltima posição. Não há como projetar o que seria o Vasco se o treinador estivesse desde o início do campeonato, mas os resultados obtidos até aqui indicam que seria o oposto do que foi apresentado pela equipe.

Após a vitória contra o América, Ramón Díaz prometeu que o Vasco irá jogar melhor. Se continuar com as mesmas atuações, o clube terá tudo para subir ainda mais na tabela. Sua próxima partida será, no próximo domingo (1), contra o Santos, na Vila Belmiro – um desafio e tanto para um time que está se recuperando no campeonato.

Fonte: Esporte News Mundo