Torcida

Organizadas de Vasco e Flamengo serão punidas após brigas no domingo (05)

O Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe-RJ) iniciou as punições às organizadas envolvidas nas pancadarias de Flamengo e Vasco - que resultaram em uma morte — suspendendo a organizada "Torcida Jovem do Flamengo" pelo período de 90 dias. O UOL apurou que a "Raça Rubro-Negra" e a "Força Jovem do Vasco" serão notificadas em breve e receberão a mesma sanção. 

Líderes assinarão termos de compromisso

No documento em que a reportagem teve acesso, o presidente da "TJF", Bruno Paulino, se compromete, em nome da organizada, a cumprir as regras da punição, que envolvem a suspensão de qualquer tipo de adereço que faça referência à agremiação, além da proibição de instrumentos, bandeiras e faixas.

Os líderes de cada núcleo da organizada também assinarão um termo de compromisso se responsabilizando por cada integrante de seu segmento. 

Assessoria da PM confirma punição

A assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou - em nota enviada ao UOL - a punição à Torcida Jovem do Flamengo:

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que de acordo com o comando do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), uma das torcidas organizadas do Clube de Regatas do Flamengo recebeu uma sanção administrativas de 90 dias em virtude dos fatos ocorridos no clássico contra o Clube de Regatas Vasco da Gama no Estádio do Maracanã". 

Anatorg solicitará redução da punição

A Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) solicitará uma redução das penas para 30 dias.

Um dia após os incidentes, ela contestou - em nota oficial — a ação e logística da Polícia Militar para a partida entre Flamengo e Vasco, criticando o planejamento de escolta e policiamento de regiões conhecidas de conflitos.

O que aconteceu?

Grupos de integrantes de organizadas de Flamengo e Vasco entraram em confronto no domingo, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca.

Oito pessoas deram entradas no hospital Souza Aguiar com ferimentos, sendo que uma delas não resistiu e morreu.

Os episódios aconteceram em meio ao debate para a assinatura de um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), etapa da aprovação do projeto de lei que permite o retorno das torcidas organizadas aos eventos esportivos.

O projeto foi discutido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no ano passado e previa, dentre os outros pontos, que a punição fosse individual e não para a torcida. Os deputados Zeidan (PT), Martha Rocha (PDT), Luiz Paulo (PSD) e Carlos Minc (PSB) são os autores do projeto.

Fonte: UOL Esporte