Futebol

OPINIÃO: Quem poupa, tem?

A máxima \"Quem poupa, tem\"! funciona em termos financeiros, mas nem sempre é regra no futebol. Os times cariocas - exceção ao Botafogo -, que andam escalando times mistos conheceram os dois lados da moeda. Venceram, empataram e perderam, mas somente no meio da semana, nas semifinais da Copa do Brasil, saberão se valeu a pena.

Do confronto entre Vasco e Fluminense só um deles terá esta certeza, que também pode ser compartilhada pelo Flamengo no duelo contra o Ipatinga.

Por enquanto, o saldo dos cariocas que pouparam no Brasileiro é até bom. O Vasco venceu o clássico contra o Fluminense e o Grêmio. Depois de ganhar o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, contra o próprio Tricolor, foi derrotado pelo Goiás. O Flamengo ganhou do Botafogo e empatou com o Fortaleza. Exceção é o Fluminense, que não tinha planos de poupar e, quando o fez, foi superado pelo Figueirense.

Os números mostram que a decisão dos clubes parece ter sido acertada. E, mesmo assim, há quem discorde, como este colunista que vos escreve. Afinal, jogar duas vezes por semana nunca foi um grande problema para os jogadores. O próprio Brasileiro, após a Copa, passará a ter jogo quarta e domingo quase toda semana. Por que de uma hora para outra passou a ser um grande sacrifício este calendário?

Que Waldemar Lemos, Oswaldo de Oliveira e Renato Gaúcho estejam certos - e eu errado. Que Flamengo, Fluminense e Vasco arrebentem tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileiro. Que o Botafogo acompanhe os três no Brasileirão, fazendo com que o futebol carioca faça um bom papel. E que a máxima do \"quem poupa, tem\" funcione no futebol.

Fonte: Blog de Flávio Garcia - Lancenet