Futebol

Opinião: Vasco precisa dar resposta em disputa de título estadual

Faz tempo que o Vasco não sai vencedor numa disputa de título contra a mulambada. A despeito da mitomania megalômana que acomete 99.9% dos framenguistas, isso não é obra do divino, como se fosse uma lei natural; é apenas futebol, um esporte onde nem sempre o melhor vence.

Mas os 11 sujeitos que estarão em campo hoje não tem nada a ver com isso. Nenhum deles disputou uma final contra a urubulândia com a camisa do Vasco e, salvo algum seja realmente vascaíno de coração, não há motivo para que eles considerem que nosso adversário mereça um tratamento diferente ao dado a qualquer outro em um jogo decisivo. Em outras palavras, não há porque o tabu contra os mulambos afete o time hoje. Se existirá uma pressão para cima dos jogadores, será apenas a ansiedade natural de uma partida que vale o campeonato.

Por outro lado, se pessoalmente os titulares não têm qualquer relação com a escrita contra o framengo, ao vestir a armadura cruzmaltina eles se tornam representantes da instituição e da torcida. E aí eles tem sim algumas responsabilidades nessa final (além das óbvias e obrigatórias, como honrar a camisa vascaína e dar tudo de si pelo time).

Responder na bola às críticas generalizadas ao time, por exemplo. Mostrar que podemos superar as arbitragens favoráveis à mulambada – como na última partida – e vencer.  Calar a parte da imprensa que, para fazer gracinhas para a torcida rival, prefere ironizar a equipe e menosprezar nossas chances de título. Ou seja, além de representar o Vasco, os jogadores titulares têm o dever pessoal de mostrar seu valor e que possuem a capacidade de passar por todas as dificuldades e serem campeões.

E como para levarmos o título precisamos reverter a vantagem urubulina, nada melhor que unir o útil ao agradável: uma boa vitória hoje nos deixará mais perto da taça e ainda será uma bela resposta dos jogadores aqueles que sempre diminuíram o grupo.

Fonte: ge