Futebol

Opinião: Vasco não pode tropeçar diante do Madureira nesta quinta

O campo é pequeno e o calor será grande. O time tem desfalques e nosso adversário vem completo. Mas nada disso faz diferença: o Vasco hoje não pode vacilar diante do Madureira. A vitória é importantíssima para nos dar uma relativa tranquilidade na quarta colocação e, depois do empate entre Cabofriense e Fluzim, nos deixar bem perto das posições logo acima da tabela.

Com relação ao gramado e ao calor que promete fazer na tarde de hoje não há nada que possamos fazer. Já para superar o Madureira, cabe a nós impor o nosso ritmo e ditar os rumos da partida. Mesmo que falem que o tricolor suburbano ainda tem pretensões de classificação, uma rápida olhada na tabela deixa claro que as remotas chances do Madura em chegar na próxima fase não devem ser motivação bastante para justificar uma postura ofensiva contra o Vasco. Como o tricolor está tão perto da zona de rebaixamento quanto da quarta posição, não será contra um dos grandes do Rio que eles vão se arriscar. O mais lógico é esperar um Madureira cauteloso, aproveitando o conhecimento do campo e suas pequenas dimensões para primeiro atrapalhar o Vasco e depois tentar vencer a partida.

E isso é motivo bastante para preocupar os vascaínos. Contra a Cabofriense não tivemos competência para superar uma retranca braba, e estávamos jogando em casa e sem um maçarico ligado no quengo. Caso o Madureira venha mesmo fechadinho, o Vasco terá que mostrar mais alternativas de jogo do que na última rodada e também mostrar que o preparo físico está em dia.

As suspensões e contusões continuam obrigando Adilson a fazer alterações no time, que mais uma vez não conseguirá repetir uma formação de um jogo para outro. Mas dentro das circunstâncias, até que as mexidas não foram de todo más: Luan está suspenso, mas Rodrigo volta e poderá ajudar Rafael Vaz a evitar as vaciladas que vem dando. Guiñazu, poupado, dará lugar ao Pedro Ken, que pode não ter a mesma força no combate, mas tem o passe melhor e pode ser mais útil nas subidas ao ataque. E na frente, com a contusão de Everton Costa, teremos Thalles como titular ao lado do Edmilson. Mesmo que ambos sejam considerados centroavantes, ambos podem se revezar na posição, ora um mais centralizado, ora o outro caindo pelos lados do campo.

O começo da rodada foi bom para nós e mais uma vez dependemos apenas das nossas forças para melhorar nossa situação no campeonato.  Vamos ver se não desperdiçamos mais essa chance por falta de competência.

Fonte: ge