Opinião: Vasco não fez por onde para merecer vitória sobre a Ponte Preta
Começando pelo começo: o Vasco não mereceria vencer a Ponte ontem. Não fez por onde nem quando estava à frente no placar – diga-se, com gol contra e em lance irregular – nem quando tinha um homem a mais em campo. Na situação em que se encontra, desperdiçar mais uma vez a chance de sair de sair do Z4 e colocar dois adversários diretos (a própria Macaca e o Fluzim) nessa briga numa situação mais complicada é inaceitável.
Esse time, aliás, não mereceria estar nem na 18ª colocação em que se encontra ao fim dessa rodada. Com esse futebolzinho, com essa postura de “cozinhar” jogo com vantagem de um gol, contra um oponente fraquíssimo e com um jogador a menos. Pelo que foi apresentado ontem, esse grupo mereceria estar mesmo era na lanterna.
Nem armando um time mais ofensivo que o esperado ou cobrando alguma atitude dos seus comandados na base do grito durante os 90 minutos, o Dorival merece qualquer colher de chá pela derrota. Os jogadores não fizeram por onde, mas quem banca a permanência do Nei e faz as alterações que ele fez não é merecedor de qualquer condescendência.
E os tais 33% de chance que o Vasco tem hoje de permanecer na Série A também não são merecidos. Se não fosse o Fluminense, que parece fazer questão de seguir correndo risco de cair, a situação vascaína estaria muito pior.
Esse Vasco de ontem, tão diferente do Vasco que venceu o Goiás na quinta passada e infinitamente distante de qualquer traço da história da instituição, não mereceria qualquer sinal de apoio da torcida nessa reta final de Brasileirão. A diferença é que a torcida não pode se igualar a mediocridade que campeia em São Januário – das salas onde “trabalham” seus gestores, passando pelos vestiários e pelo campo – e deixar de fazer a sua parte. Se os indivíduos que momentaneamente estão usando a armadura cruzmaltina não merecem uma palavra de apoio sequer, a nossa camisa não apenas merece como precisa da força da sua torcida.
O grupo que temos hoje não faz por onde merecer o apoio de ninguém. Mas como o Vasco não merece ver sua história mais uma vez manchada, a torcida não pode deixar de cumprir o seu papel.
Fonte: ge